Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21236
Tipo: TCC
Título: O USO DE REDES SOCIAIS SE RELACIONA COM UM BAIXO RENDIMENTO ACADÊMICO? REVISÃO SISTEMÁTICA E ESTUDO EMPÍRICO
Autor(es): THALITA CARDOSO REZENDE, MARIA
Primeiro Orientador: Eduardo Pimentel , Carlos
Resumo: Com o advento do século XXI, as redes sociais estão sendo cada vez mais utilizadas. Com isso, esse trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar os impactos das redes sociais no desempenho acadêmico de estudantes universitários e o papel mediador da qualidade de sono. Para tanto, foram realizados dois estudos. No Estudo 1 realizou-se uma revisão sistemática, de um total de 88 artigos, 23 estudos foram selecionados. Os resultados mostraram que não existe consenso sobre o impacto do uso de redes sociais no desempenho acadêmico, mas foi constatado na literatura uma forte associação entre padrões de sono ruim e desempenho académico baixo. No Estudo 2, foi realizado um estudo correlacional com 410 participantes (M= 23,65; DP= 6,45). As análises dos dados foram realizadas com os softwares SPSS e o AMOS. Foram encontradas correlações significativas entre horas e adição às redes, sentimentos compulsivos (r = 0,36; p < 0,01) consequências sociais (r = 0,25; p < 0,01) e efeitos diretos da adição às redes sociais na qualidade de sono (γ = 0,26; IC 90% = 0,18; 0,34, p < 0,001) assim quanto mais os alunos eram aditivos as redes, pior era sua qualidade de sono.
Abstract: With the advent of the 21st century, social networks are being used more and more. Thus, this course conclusion work aimed to investigate the impacts of social networks on the academic performance of university students and the mediating role of sleep quality. Therefore, two studies were carried out. In Study 1, a systematic review of a total of 88 articles was carried out, 23 studies were selected. The results showed that there is no consensus on the impact of using social networks on academic performance, but a strong association between poor sleep patterns and poor academic performance was found in the literature. In Study 2, a correlational study was carried out with 410 participants (M=23.65; SD=6.45). Data analyzes were performed using SPSS and AMOS software. Significant correlations were found between hours and addiction to networks, compulsive feelings (r = 0.36; p < 0.01) social consequences (r = 0.25; p < 0.01) and direct effects of addiction to social networks on sleep quality (γ = 0.26; 90% CI = 0.18; 0.34, p < 0.001) so the more students were addictive to the hammocks, the worse their sleep quality was.
Palavras-chave: Redes sociais; Desempenho acadêmico; Qualidade de sono
Social networks; Academic performance; Sleep quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21236
Data do documento: 4-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Thalita Cardoso Rezende.pdf298,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.