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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21261
Tipo: Dissertação
Título: Relações entre vaidade, comparação social e conspicuidade: uma análise da predisposição ao consumo de viagens de turismo
Autor(es): Carvalho, Anderson Romário Torres
Primeiro Orientador: Leite, José Carlos de Lacerda
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de analisar a influência da vaidade e comparação social, levando em conta a inveja e o uso das redes sociais, sobre o consumo conspícuo de turismo. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica fundamentando as relações teóricas e resultando na elaboração de 5 hipóteses a serem testadas no modelo proposto. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva realizada por meio de um levantamento survey, que envolveu a elaboração de um questionário estruturado composto por itens das escalas validadas dos construtos, que passaram por uma adaptação para o contexto do estudo. Os dados coletados foram analisados com base em uma análise exploratória descritiva inicial, seguida de uma análise fatorial exploratória (AFE), técnicas de análise multivariadas, processadas no software SPSS, e modelagem de equações estruturais (MEE), utilizando-se do software AMOS, no intuito de verificar as hipóteses do estudo. Como principais resultados tem-se que existe uma relação positiva entre a comparação social e comparação social on-line dos consumidores de viagens de turismo, entre a comparação social e a vaidade desses consumidores, a comparação social e a vaidade são preditoras do consumo conspícuo de viagens, sendo a vaidade o aspecto que possui maior influência, principalmente quando relacionada à inveja e às comparações sociais on-line, e o consumo conspícuo desses consumidores influencia positivamente e de maneira forte a pré-disposição ao consumo de viagens de turismo. Dessa forma, o estudo contribui para a compreensão do comportamento de consumo dos consumidores de viagens de turismo.
Abstract: This study aimed to analyze the influence of vanity and social comparison, taking into account envy and the use of social networks, on the conspicuous consumption of tourism. For this, a bibliographic review was carried out, supporting the theoretical relationships and resulting in the elaboration of 5 hypotheses to be tested in the proposed model. It is a quantitative and descriptive research carried out through a survey, which involved the elaboration of a structured questionnaire composed of items from the validated scales of the constructs, which underwent an adaptation to the context of the study. The collected data were analyzed based on an initial descriptive exploratory analysis, followed by an exploratory factor analysis (AFE), multivariate analysis techniques, processed in the SPSS software, and structural equation modeling (MEE) using the AMOS software, in the in order to verify the hypotheses of the study. The main results are that there is a positive relationship between the social comparison and online social comparison of consumers of tourism trips, between the social comparison and the vanity of these consumers, the social comparison and vanity are predictors of conspicuous consumption of travel, vanity being the aspect that has the greatest influence, especially when related to envy and online social comparisons, and the conspicuous consumption of these consumers positively and strongly influences the predisposition to the consumption of tourism trips. Thus, the study contributes to the understanding of the consumption behavior of consumers of tourism trips.
Palavras-chave: Comparação social
Vaidade
Consumo conspícuo
Consumo de viagens de turismo
Social comparison
Vanity
Conspicuous consumption
Tourism travel consumption
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21261
Data do documento: 31-Mar-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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