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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21356
Tipo: TCC
Título: Celebridades em construção: redes sociais na Internet e seu uso por jornalistas televisivos de uma afiliada Rede Globo na Paraíba
Autor(es): Costa, João Henrique de Paiva
Primeiro Orientador: Falcão, Thiago Pereira
Resumo: Por meio das novas formas de comunicação e interação que surgiram após o aparecimento da Internet e dos dispositivos móveis, emergiram também novas formas de comunicação entre jornalistas televisivos e telespectadores. O jornalista, que é argumentavelmente um profissional isento, passa então a ser uma figura com status de celebridade. As pessoas querem saber mais sobre sua vida pessoal, buscam interagir com ele, o assistir em seu noticiário e em alguns casos, torna-se mais importante que a notícia. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é compreender de que modo os sites de redes sociais contribuem para a construção das identidades dos apresentadores televisivos da TV Cabo Branco e suas celebrizações como figuras públicas. Para isso, foram feitos estudos de casos múltiplos por meio de entrevistas semiestruturadas com seis apresentadores televisivos da emissora. Os dados foram investigados por meio de análise qualitativa de conteúdo. Os principais achados revelam a performance de alguns profissionais do jornalismo televisivo para humanizar as relações telespectador-jornalista frente às novas dinâmicas das audiências locais. A ausência de uma figura famosa no entretenimento local contribui para que o público desvie suas atenções para esses profissionais. Por fim, outra contribuição deste trabalho é a apresentação das perspectivas dos apresentadores televisivos acerca da celebrização da figura do jornalista em nível regional.
Abstract: Through the new forms of communication and interaction that emerged after the appearance of the Internet and mobile devices, new forms of communication between television journalists and audiences also emerged. The journalist, who is arguably an exempt professional, then becomes a celebrity. People want to know more about his personal life, they try to interact with him, watch him on his news and in some cases, he becomes more important than the news. Thus, the objective of this research is to understand how social media contribute to the construction of the identities of TV Cabo Branco's news anchors and their construction as public figures. Thereunto, multiple case studies were carried out through semi-structured interviews with six television anchors of the TV station. The data were investigated through qualitative content analysis. The main findings of this work reveal the performance of some professionals in television journalism to humanize the viewer-journalist relations in face of the new dynamics of local audiences. The absence of a famous figure in local entertainment helps the public to turn their attention to these professionals. Finally, another contribution of this work is the presentation of the perspectives of the TV presenters about the celebrization of the figure of the journalist at regional level.
Palavras-chave: Redes sociais na Internet
celebridade
jornalismo
self-branding
dentidade de marca
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Mídias Digitais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21356
Data do documento: 17-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Mídias Digitais

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