Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21377| Tipo: | Tese |
| Título: | O plágio sob o ponto de vista da teoria dialógica: ato ético e responsabilidade autoral |
| Autor(es): | Leite, Patrícia Gomes de Freitas |
| Primeiro Orientador: | Almeida, Maria de Fátima |
| Resumo: | Este trabalho tem como objeto de pesquisa os elementos linguísticos e discursivos que participam da composição do plágio considerado no todo da enunciação. Quanto ao aporte teórico, segue a orientação do Círculo de Bakhtin, tomando como categorias analíticas as noções de texto, enunciado, gênero discursivo, esfera de atividade humana, diálogo, ética, responsabilidade, autoria, não-álibi, significação e tema próprias da concepção dialógica da linguagem. Seu objetivo geral é sistematizar, sob o ponto de vista da teoria dialógica, uma proposta de compreensão dos elementos linguístico- discursivos que participam da configuração do plágio e que, por conseguinte, distinguem o plágio do não plágio. A metodologia da pesquisa é teórico-bibliográfica de cunho exploratória com ênfase no estudo aprofundado documental-analítico de escritos do Círculo de Bakhtin. Quanto ao corpus, elegemos amostras de enunciados concretos utilizados no universo da internet, através da observação do contexto vivo de produção desses enunciados extraídos da esfera midiática, mais especificamente de gêneros que circulam em redes sociais, tais como o Instagram e o WhatsApp, bem como enunciados pertencentes a gêneros das esferas acadêmica, artístico-literária e artístico-musical. A análise dialógica desses enunciados, em que teoria e análise são trabalhadas juntas, é qualitativa e crítica com atenção voltada aos elementos que coocorrem na constituição do plágio e que, consequentemente, podem caracterizar uma cópia não referenciada como não sendo plágio sob o ponto de vista da análise dialógica do discurso. A conclusão traz um arremate do estudo com destaque para a distinção entre as noções de texto e enunciado como sendo capital na nossa compreensão de que não existe plágio de enunciado, mas sim de texto e que o gênero e a esfera são os elementos da arquitetônica da enunciação que mais pesam socioculturalmente na caracterização da cópia não referenciada como plágio ou como não plágio. |
| Abstract: | This work has as its research object the linguistic and discursive elements that
participate in the composition of the plagiarism considered in the whole of the
enunciation. As for the theoretical contribution, it follows the guidance of the Bakhtin
Circle, taking as analytical categories the notions of text, utterance, speech genres,
sphere of human activity, dialogue, ethics, responsibility, authorship, non-alibi,
meaning and theme proper to the conception dialogic language. Its general objective is
to systematize, under the point of view of dialogic theory, a proposal for understanding
the linguistic-discursive elements that participate in the configuration of plagiarism
and, therefore, distinguish plagiarism from non-plagiarism. The research methodology
is theoretical and bibliographic in an exploratory nature with an emphasis on the in-
depth documentary-analytical study of the writings of the Bakhtin Circle. As for the
corpus, we chose samples of utterance used in the internet universe, by observing the
living context of production of these utterances extracted from the media sphere, more
specifically from genres that circulate on social networks, such as Instagram and
WhatsApp, as well as utterances belonging to academic, artistic-literary and artistic-
musical genres. The dialogic analysis of these utterances, in which theory and analysis
are worked together, is qualitative and critical with attention focused on the elements
that co-occur in the constitution of plagiarism and that, consequently, can characterize
an unreferenced copy as not being plagiarism from the point of view of dialogic
discourse analysis. The conclusion brings an end to the study with emphasis on the
distinction between the notions of text and utterance as being capital in our
understanding that there is no plagiarism of utterance, but of text and that genre and
sphere are the elements of the architecture of the enunciation that weigh the most
socioculturally in the characterization of the copy not referenced as plagiarism or as
non-plagiarism. RESUMEN Este trabajo tiene como objeto de investigación los elementos lingüísticos y discursivos que participan en la composición del plagio considerado en el conjunto del enunciado. En cuanto al aporte teórico, sigue la orientación del Círculo de Bakhtin, tomando como categorías analíticas las nociones de texto, enunciado, género discursivo, esfera de actividad humana, diálogo, ética, responsabilidad, autoría, no coartada, significado y tema de la concepción del lenguaje dialógico. Su objetivo general es sistematizar, bajo el punto de vista de la teoría dialógica, una propuesta de comprensión de los elementos lingüístico-discursivos que participan en la configuración del plagio y, por tanto, distinguir el plagio del no plagio. La metodología de investigación es teórico- bibliográfica con carácter exploratorio, con énfasis en el estudio documental-analítico en profundidad de los escritos del Círculo de Bakhtin. En cuanto al corpus, elegimos muestras de enunciados concretos utilizados en el universo de internet, observando el contexto vivo de producción de estes enunciados extraídas del ámbito mediático, más específicamente de géneros que circulan en las redes sociales, como Instagram y WhatsApp, como así como enunciados pertenecientes a los géneros académico, artístico-literario y artístico-musical. El análisis dialógico de estes enunciados, en el que se trabajan juntos teoría y análisis, es cualitativo y crítico con la atención centrada en los elementos que co-ocurren en la constitución del plagio y que, en consecuencia, pueden caracterizar una copia no referenciada como no plagio de el punto de vista del análisis dialógico del discurso. La conclusión pone fin al estudio con énfasis en la distinción entre las nociones de texto y enunciado como capital en nuestro entendimiento de que no hay plagio del enunciado, sino del texto y que el género y la esfera son los elementos de la arquitectura del enunciado. enunciación que más pesa socioculturalmente en la caracterización de la copia no referenciada como plagio o no plagio. |
| Palavras-chave: | Plágio Discurso Dialogismo Ética Autoria Plagiarism Speech Dialogism Ethic Authorship |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Linguística |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21377 |
| Data do documento: | 26-Fev-2021 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PatríciaGomesDeFreitasLeite_Tese.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
