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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21396
Tipo: | Tese |
Título: | A Revista do Ensino e a geografia escolar (1932 – 1942): inovações educacionais na Paraíba |
Autor(es): | Dias, Angélica Mara de Lima |
Primeiro Orientador: | Albuquerque, Maria Adailza Martins de |
Resumo: | A Revista do Ensino foi um órgão oficial da imprensa educacional do estado da Paraíba que circulou durante os anos de 1932 a 1942, compreendendo um período marcado pelo movimento de renovação educacional (inspirado nas ideias da Escola Nova) e de uma política nacionalista empreendida pelo governo de Getúlio Vargas. Nesse sentido, acreditamos que a Geografia escolar foi uma disciplina fundamental para a construção e consolidação de um projeto de nação moderna, industrial e urbana. Diante do contexto de modernização nacional da década de 1930, entendemos que na Paraíba a expansão dos ideais da Escola Nova e do governo Vargas trouxe a difusão de inovações educacionais destinadas ao ensino de Geografia e utilizou como veículo de difusão de tais ideais a Revista do Ensino do estado. Sendo assim, nesta pesquisa, analisamos o papel da Revista do Ensino (PB) na difusão das inovações metodológicas propostas para o ensino de Geografia, no período que esta circulou; bem como as propostas da Escola Nova para a instrução primária na Paraíba. Ao analisar um impresso pedagógico local, corroboramos com André Chervel (1990) sobre a importância de pesquisas que prezem pelo estudo das disciplinas escolares e pela cultura escolar. Além deste autor, outros como Catani (1996); Albuquerque (2011) e Le Goff (2013) nos deram embasamento teórico sobre a temática tratada. Como procedimento metodológico, nos debruçamos na catalogação, análise e sistematização das informações da fonte, ou seja, os exemplares da Revista. O estudo deste impresso nos possibilitou entender a política educativa na Paraíba durante o governo Vargas, a partir de suas proposições metodológicas, das suas lições e temas e o papel da Geografia escolar neste processo; bem como quão os impressos pedagógicos são férteis para a compreensão do contexto educacional em que estão inseridos, constituindo-se fontes privilegiadas para a compreensão da Geografia escolar. |
Abstract: | The Revista do Ensino was an official organ of the educational press of the state of Paraíba that it published during the years 1932 to 1942, comprising a period marked by the educational renewal movement (inspired by the ideas of Escola Nova) and a nationalist policy undertaken by the government of Getúlio Vargas. In this sense, we believe that school geography was a fundamental discipline for the construction and consolidation of a modern, industrial and urban nation project. Given the context of national modernization in the 1930s, we understand that in Paraíba, the expansion of the ideals of Escola Nova and the Vargas government brought the dissemination of educational innovations aimed at teaching Geography and used the Revista do Ensino as a vehicle for disseminating such ideals in the State. Thus, in this research, we analyzed the role of Revista do Ensino (PB) in the dissemination of methodological innovations proposed for the teaching of Geography, in the period that it circulated; as well as the proposals of the Escola Nova for primary education in the state of Paraíba. When analyzing a local pedagogical Journal, we corroborate with André Chervel (1990) about the importance of research that values the study of school subjects and school culture. In addition to this author, others like Catani (1996); Albuquerque (2011) and Le Goff (2013) provided us with a theoretical basis on the subject addressed. As a methodological procedure, we focus on cataloging, analyzing, and systematizing the source information, that is, the copies of Revista do Ensino. The study of this form enabled us to understand the educational policy in Paraíba during the Vargas government, based on its methodological proposals, lessons and themes and the role of school geography in this process; as well as how the pedagogical forms are fertile for the understanding of the educational context in which they are inserted, constituting privileged sources for the understanding of school Geography. |
Palavras-chave: | Revistas pedagógicas Escola Nova Geografia escolar Paraíba Pedagogical journal School geography |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21396 |
Data do documento: | 9-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia |
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