Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21406| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Poéticas da carne: a necropolítica no encalço da poesia contemporânea brasileira |
| Autor(es): | Lima, Felippe Nildo Oliveira de |
| Primeiro Orientador: | Lúcio, Ana Cristina Marinho |
| Resumo: | A pesquisa de mestrado se centra em duas antologias poéticas lançadas em 2019 pela revista Cult: Poemas para ler antes das notícias, organizada por Alberto Pucheu, e Quando a delicadeza é uma afronta, com curadoria de Tarso de Melo. A realidade das mortes perpetradas pelo Estado brasileiro e suas instituições, como o exército e a polícia, e pela sociedade civil contra negros/as, mulheres, indígenas e LGBTQIA+, nos termos do que Achille Mbembe (2016) denomina ―necropolítica‖, atravessa fortemente as sensibilidades dos/as poetas, e é colocada em seus textos como questão que confronta politicamente a palavra e o trabalho com a poesia em nosso tempo, mais especificamente em 9 poemas que trago para análise e leitura nesta dissertação. Logo, o objetivo geral da pesquisa é discutir a busca desenvolvida pela poesia brasileira da última década de se constituir como contramola ou reação à necropolítica e ao apagamento de suas vítimas. Apesar de os poemas enunciarem mortes bastante recentes, é inevitável, em suas análises, relacionar o contexto político atual de morte no país ao histórico de traumas e feridas desde o início do projeto colonial. Partindo dessa gênese da violência de Estado no Brasil, o trabalho ainda desenvolve os seguintes aspectos: entender como os/as poetas contemporâneos/as têm nomeado e situado os vazios deixados pelos corpos vitimados por mortes políticas e crimes gratuitos de ódio motivados pelo racismo e pela LGBTQIA+fobia; perceber como a linguagem dos poemas ressoa no patético, no trágico e no horror como tentativas de se aproximar do real inominável sofrido pelas carnes dos corpos de dor dilacerados; buscar nos poemas proposituras políticas que perpetuem as vidas, os corpos e as memórias das vítimas do necropoder para além do tempo de existência curta que possuem a recepção imagética das catástrofes do cotidiano e as notícias de jornal, demarcando os compromissos políticos da poesia recente não só com os/as mortos/as, mas também com a vida dos/as matáveis que insistem em sobreviver. |
| Abstract: | The master‘s research focuses on two poetic anthologies released in 2019 by Cult magazine: Poemas para ler antes das notícias, organized by Alberto Pucheu, and Quando a delicadeza é uma afronta, curated by Tarso de Melo. The reality of the deaths perpetrated by the Brazilian State and its institutions, such as the army and the police, and by civil society against blacks, women, indigenous people and LGBTQIA+, in terms of what Achille Mbembe (2016) calls ―necropolitics‖, crosses strongly the sensibilities of poets, and it is placed in their texts as a question that politically confronts the word and work with poetry in our time, more specifically in 9 poems that i bring for analysis and reading in this dissertation. Therefore, the general objective of the research is to discuss the search developed by Brazilian poetry in the last decade to constitute itself as a countermode or reaction to necropolitics and the erasure of its killings. Although the poems enunciate very recent deaths, it is inevitable, in their analysis, to relate the current political context of death in the country to the history of traumas and wounds since the beginning of the colonial project. Starting from this genesis of the State violence in Brazil, the work still follows the following aspects: understand how contemporary poets have named and located the voids left by bodies victimized by political deaths and gratuitous hate crimes motivated by racism and by LGBTQIA+phobia; we perceive how a language of poems resonates in the pathetic, the tragic and the horror, how to approach the nameless real suffered by the flesh of the bodies of pain torn apart; seek political propositions in the poems that perpetuate the lives, bodies and memories of necropower victims beyond the short time of existence that have an imagery reception of everyday catastrophes and newspaper news, demarcating the political commitments of recent poetry not only with the dead, but also with the life of the killable ones who insist on surviving. |
| Palavras-chave: | Poesia contemporânea Necropolítica Antologias poéticas Descolonização Contemporary poetry Necropolitics Poetic anthologies Decolonization |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21406 |
| Data do documento: | 3-Ago-2021 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FelippeNildoOliveiraDeLima_Dissert.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
