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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21416
Tipo: TCC
Título: O processo de elaboração e institucionalização do Plano de Marketing da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Veloso, Tammamy Haixa Rufino da Silva
Primeiro Orientador: Almeida, Jobson Louis Santos de
Resumo: Nas organizações modernas, o lucro vem abrindo espaço para os valores intangíveis no que se refere ao sucesso de mercado. O sucesso se baseia em inovação tecnológica, na imagem que a organização passa ao mercado e no grau de satisfação e fidelidade que a mesma proporciona ao público-alvo. O marketing atua por meio de planejamento estratégico como norteador para essa mudança de comportamento organizacional. No âmbito das unidades de informação, essa atuação é semelhante e se dá por meio da concepção de um Plano de Marketing. Com base nesta premissa, essa pesquisa objetivou compreender o processo de elaboração e institucionalização do Plano de Marketing da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba. Utilizou-se do procedimento metodológico denominado pesquisa participante, que consiste na influência e participação do pesquisador no ambiente pesquisado. Tendo como principais resultados o mapeamento das ações responsáveis pela elaboração do plano, assim como de quais procedimentos são necessários a sua institucionalização e a análise e a identificação das Dimensões da Solicitude de Krogh, Ichijo e Nonaka (2001) durante o processo. Em virtude disso, destacou-se a importância da atuação do profissional da informação no âmbito dos processos de marketing, bem como da relevância das dimensões da solicitude para o aprimoramento das práticas profissionais e para o desenvolvimento sustentável e profícuo das organizações e das pessoas que trabalham nela.
Abstract: In modern organizations, profit has made room for intangible values in terms of market success. The success is based on technological innovation, the image that the organization passes to the market and the degree of satisfaction and fidelity that it provides to the target audience. Marketing acts through strategic planning as a guideline for this change in organizational behavior. In the scope of information units, this action is similar and occurs through the design of a Marketing Plan. Based on this premise, this research aimed to understand the process of elaboration and institutionalization of the Marketing Plan of the Federal University of Paraíba. We used the methodological procedure called participant research, which consists of the influence and participation of the researcher in the researched environment. The main results are the mapping of the actions responsible for the elaboration of the plan, as well as of which procedures are necessary for its institutionalization and the analysis and identification of the Request Dimensions of Krogh, Ichijo and Nonaka (2001) during the process. As a result of this, the importance of the information professional's role in the marketing processes was emphasized, as well as the relevance of the dimensions of solicitude for the improvement of professional practices and for the sustainable and profitable development of the organizations and people who work in it.
Palavras-chave: Marketing em bibliotecas
Plano de marketing
Solicitude organizacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21416
Data do documento: 16-Mai-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

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