Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21459
Tipo: | Tese |
Título: | Análise das temáticas físico-naturais nos livros didáticos de geografia do ensino médio |
Autor(es): | Souza, Alexandre dos Santos |
Primeiro Orientador: | Furrier, Max |
Resumo: | As problemáticas que envolvem os livros didáticos mobilizam pesquisadores a refletirem sobre esse instrumento de ensino que sempre esteve presente no universo da Educação Básica, suscitando debates e críticas nas esferas acadêmicas, políticas e sociais. A presente tese propõe analisar os conteúdos que tratam das temáticas físico-naturais nos livros didáticos de Geografia da 1a série do Ensino Médio das 14 coleções que o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribuiu às escolas públicas brasileiras no triênio 2018-2020. Os resultados obtidos permitiram delinear a forma como os livros didáticos analisados retratam os conteúdos sobre Geologia, Geomorfologia e Pedologia. A tese apresenta dados e analisa a qualidade das representações imagéticas e textuais, a pertinência de temáticas físico-naturais no ensino da Geografia escolar e se esses conteúdos estabelecem ligação com situações ou casos observáveis nas paisagens do Brasil. Para tanto, quantificaram-se e qualificaram-se as informações presentes em 14 livros distintos, observando se os dados sobre os temas escolhidos fornecem subsídios claros e corretos, úteis ao ensino de Geografia na Educação Básica. Observou-se, nos livros didáticos avaliados, a necessidade urgente de correções, abordagem interdisciplinar, atualizações de conceitos, ausência de informações relevantes e maior contextualização sobre o quadro geológico, geomorfológico e pedológico do Brasil, além da falta de aplicabilidade sobre os respectivos conteúdos à realidade do universo da Educação Básica. No desenvolvimento da pesquisa, consultaram-se bibliografias especializadas e atualizadas que permitiram quantificar e qualificar as imprecisões nos livros analisados. Como contribuição, apresentam-se propostas de mapas temáticos didáticos sobre a atividade sísmica no Brasil e sobre os principais solos presentes no país, além de perfis topográficos detalhados dos compartimentos de relevo brasileiro elaborados por meio do software gratuito Google Earth e de suas ferramentas. O trabalho busca contribuir com o ensino de temas fundamentais para o entendimento das particularidades que configuram o espaço geográfico, abordando conhecimentos necessários a toda a sociedade, bem como propor a correção de informações incorretas encontradas nesses livros. |
Abstract: | The problems involving textbooks mobilize researchers to reflect on this teaching instrument that has always been present in the universe of Basic Education, raising debates and criticisms in the academic, political and social spheres. This thesis proposes to analyze the contents that deal with physical-natural themes in Geography textbooks of the 1st series of High School of the 14 collections that the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distributed to Brazilian public schools in the 2018- 2020 period. The results obtained allowed to outline the way the analyzed textbooks portray the contents on Geology, Geomorphology and Pedology. The thesis presents data and analyzes the quality of imagery and textual representations, the relevance of physical-natural themes in the teaching of school Geography and whether these contents establish links with situations or cases observable in the landscapes of Brazil. For that, the information present in 14 different books was quantified and qualified, observing if the data on the chosen themes provide clear and correct subsidies, useful to the teaching of Geography in Basic Education. In the textbooks evaluated, there was an urgent need for corrections, an interdisciplinary approach, updates of concepts, absence of relevant information and greater contextualization about the geological, geomorphological and pedological framework of Brazil, in addition to the lack of applicability on the respective contents to reality of the Basic Education universe. In the development of the research, specialized and updated bibliographies were consulted that allowed to quantify and qualify the inaccuracies in the analyzed books. As a contribution, proposals are made for didactic thematic maps on seismic activity in Brazil and on the main soils present in the country, in addition to detailed topographic profiles of the Brazilian relief compartments elaborated using the free Google Earth software and its tools. The work seeks to contribute with the teaching of fundamental themes for the understanding of the particularities that configure the geographic space, addressing knowledge necessary for the whole society, as well as proposing the correction of incorrect information found in these textbooks. |
Palavras-chave: | Geografia escolar Educação geográfica Geografia física Ciências da terra Relevo brasileiro School geography Geographic education Physical geography Earth sciences Brazilian Landform |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21459 |
Data do documento: | 10-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlexandreDosSantosSouza_Tese.pdf | 12,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons