Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21500
Tipo: | Dissertação |
Título: | Da novela ao filme: processos adaptativos e intermidiáticos na articulação entre história de iniciação e espaço em The Cement Garden. |
Autor(es): | Veras, Lucas Neves |
Primeiro Orientador: | Azerêdo, Genilda |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo analisar a história de iniciação em articulação com o espaço na novela The cement garden (1978), de Ian McEwan, em comparação com sua adaptação fílmica, de mesmo nome, dirigida por Andrew Birkin, em 1993. Por estarmos investigando um texto literário em diálogo com sua adaptação fílmica é importante delinear como cada linguagem é utlizada para a construção da história de iniciação. Para tanto, levaremos em conta as potencialidades de ambas as linguagens audiovisual e literária à luz da teoria da adaptação e da intermidialidade, com textos de Rajewski (2012), Straumann (2015) e Gaudreault e Marion (2012). Por se tratar de um contexto de história de iniciação, em que subjetividades são questionadas e desconstruídas, em que também se faz presente a perda da inocência, Marcus (1976) e Lacan (1977) foram utilizados com o objetivo de compreender como se dá esse processo. Ambas as obras levantam questões sobre as consequências que a orfandade e o isolamento – quando presentes em um contexto de construção de identidade – podem trazer; por essa razão, também foi utilizado Culler (1999) a fim de complementar a discussão acerca da construção de identidade, bem como teóricos que tratam das noções de espaço. |
Abstract: | The present dissertation aims to analyze the initiation story in articulation with space in the novel The cement garden (1978), by Ian McEwan, in comparison with its cinematographic adaptation, named after the same name, directed by Andrew Birkin in 1993. Since we are investigating a literary text in dialog with its filmic adaptation, it is important to outline how each language is used in order to build an initiation story. For this purpose, we will take in consideration the potentialities of both audiovisual and literary languages in the light of the adaptation and intermedial theories, with texts by Rajewski (2012), Straumman (2015) and Gaudreault e Marion (2012). Since we are dealing with a context of an initiation story, in which subjectivities are questioned and deconstructed, in which we can also see the loss of innocence, Marcus (1976) and Lacan (1977) will be used so as to help one to understand the process. Both works raise important issues about the consequences that orphanhood and isolation – when present in a context of an initiaton story – might provoke; for this reason, we also draw on Culler (1999) to complement the discussion about the construction of an identity, as well as on theoreticians who discuss the issue of space. |
Palavras-chave: | Adaptação Intermidialidade História de iniciação Orfandade Ian McEwan Adaptation Intermidiality Initiation story Space Orphanhood |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21500 |
Data do documento: | 11-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LucasNevesVeras_Dissert.pdf | 78,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons