Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21512
Tipo: TCC
Título: Propostas transdiciplinares de uso da oralidade, da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Melquiades, Maria do Carmo Guedes
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
Resumo: Os Anos Iniciais da criança na inserção na Educação Básica são desafiadores. Nesse período, buscamos resultados significativos que possam contribuir positivamente para o desenvolvimento integral das crianças em todos os aspectos, tal como: social motor, cognitivo, sociocultural e moral. Nesse sentido, essa pesquisa tem interesse em saber quais os elementos primordiais para desenvolver a criança dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no que diz respeito aos processos de oralidade, leitura e escrita, pensando em práticas transdisciplinares? Pensando em responder a essa pergunta, esse estudo tem como objetivo geral investigar práticas transdisciplinares que envolvam a oralidade, a leitura e a escrita e como esses processos podem favorecer o processo de desenvolvimento das crianças em contextos sociais e discursivos. Assim, os objetivos específicos pensados para atender ao geral, foram: compreender a importância e a definição de leitura, de oralidade e de escrita na construção de uma sociedade autônoma desde a infância; discutir as práticas propostas na Base Nacional Comum Curricular; e por fim, propor metodologias ativas que estimulem uma educação fundamentada em aprendizagens transdisciplinar. Essa é uma pesquisa cuja necessidade apresenta-se, pois identificamos que há vários trabalhos produzidos sobre essa temática. No entanto, todos os resultados encontrados foram realizados há mais de cinco anos. Fato que justifica a necessidade de atualizar a produção científica sobre esse assunto. Os teóricos que fundamentaram esse estudo foram: Ângela Paiva (2010); Ingedore Koch (2011); Magda Soares (2014) tratando oralidade, leitura e escrita; bem como Emília Ferreiro (1999), apontando para as fases de desenvolvimento da criança no que diz respeito a modalidade escrita. Além desses, ancoramos nosso estudo na legislação que fundamenta os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tal como a BNCC, e as DCN da Educação Básica. Essa é uma pesquisa teórica e desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, a fim de propor soluções que estejam ancoradas na documentação brasileira. Nossas considerações partem da ideia de que é necessário promover metodologias ativas para favorecer o desenvolvimento integral da criança, bem como o estabelecimento de uma educação intercultural e transcultural.
Abstract: The Child's Early Years of insertion in Basic Education is challenging, which we search for meaningful results that can add in a positive way to the integral development of children in all aspects, such as: social, motor, cognitive, sociocultural and moral. On that way, this research has the interest on knowing which are the primordial elements to develop up the child in the initial years of Elementary School I, with respect to the processes of orality, reading and writing thinking about transdisciplinary practices? Reflecting to answer that question, this study has as general purpose investigate transdisciplinary practices that involve orality, reading and how these processes can favour the process of children development in social and discursive context. Therefore, the specific objectives drawn to serve everyone were: to comprehend the relevance and the definition of reading, orality and writing in the building of an autonomous society since childhood; Discuss the proposal practices National Regular Curricular Base. And after all, to propose active methodologies which encourage an education based in transdisciplinary learning. This is a research which necessity are showing up because we identify that there are several academic projects produced about this theme. However, all results found were held for more than 5 years ago. Fact which justify the necessity to update the scientific production about the subject. The theorists that substantiated that study were; Angela Paiva (2010); Ingedore Koch (2011); Magda Soares on treat of orality, reading and writing as well as Emília Ferreiro (2004) appointing to the phases of child development with regard to writing. Besides those, we established our study on the legislation that underpin the Initial Years of Elementary School, same as NRCB, NCP of portuguese language and these NCD of Basic Education. This is a theoretical research and it is designed from a bibliographic survey ending to propose solutions that are established on brazilian documentation. Our considerations depart from the idea that it is necessary to promote active methodologies to favour the integral development of a child, as well the establishment of an intercultural and transcultural education.
Palavras-chave: Anos iniciais
Oralidade
Leitura - educação infantil
Escrita - educação infantil
Autonomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21512
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCGM12112021.pdf753,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.