Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21524| Tipo: | TCC |
| Título: | O CONTEMPORÂNEO NA LITERATURA INFANTIL: TEMAS FRATURANTES NA INFÂNCIA |
| Autor(es): | LIRA, LAYNE MARIA DOS SANTOS BATISTA |
| Primeiro Orientador: | Segabinazi, Daniela Maria |
| Resumo: | Objetiva-se por meio deste trabalho, analisar como os temas considerados difíceis de serem trabalhados com crianças são abordados por autores que escrevem para esse público. Para discussão e análise da apresentação das temáticas fraturantes, selecionamos as obras: A preciosa Pergunta da Pata (2009), que tem como tema central a morte e a sensibilidade do olhar para o assunto; A raiva (2014), obra que demonstra através da ilustração, a dimensão que o sentimento da raiva possui; O menino que tinha medo de errar (2016), por meio da qual apresenta-se enquanto elemento central, o sentimento de medo e como a criança protagonista consegue passar a conviver sem ele; Drufs (2016), em que observamosas diferentes configurações de família; Leila (2019), que narra o abuso sexual através da humanização dos animais e Olívia tem dois papais (2010), obra que reflete acerca de uma família constituida por uma criança e seus dois pais. Os títulos e temáticas escolhidos para análise nos fizeram compreender o processo da construção do livro, seja através do texto verbal ou da ilustração, além das técnicas utilizadas pelos autores para aproximar a obra da criança. Assim, foi possível observar a importância dos temas fraturantes na literatura escrita para os infantes, afinal de contas, apresentar esses títulos para as crianças, reforça a importância de observar os pequenos com um olhar menos simplório e mais reflexivo, dando-lhes a oportunidade de crescerem com a compreensão do mundo em que vivem, além de alcançarem uma reflexão própria sobre seus sentimentos diante de suas vivências. Para isso, levamos em consideração os estudos de Coelho (1985), Azevedo e Barros (2019), Rodrigues (2019), além de outros pesquisadores. |
| Abstract: | The objective of this work is to analyze how topics considered difficult to work with children are approached by authors who write for this audience. For discussion and analysis of the presentation of fracturing themes, we selected the following works: A Precious Question from Pata (2009), whose central theme is death and the sensitivity of looking at the subject; Arage (2014), a work that demonstrates, through illustration, the dimension that the feeling of anger has; The boy who was afraid of making a mistake (2016), through which the feeling of fear is presented as a central element and how the protagonist child manages to live without him; Drufs (2016), in which we observe different family configurations; Leila (2019), who narrates sexual abuse through the humanization of animals, and Olívia has two daddies (2010), a work that reflects on a family consisting of a child and his two parents. The titles and themes chosen for analysis made us understand the process of building the book, whether through verbal text or illustration, in addition to the techniques used by the authors to bring the work closer to children. Thus, it was possible to observe the importance of fracturing themes in literature written for infants, after all, presenting these titles to children reinforces the importance of observing the little ones with a less simple and more reflective look, giving them the opportunity to grow with an understanding of the world in which they live, in addition to reaching their own reflection on their feelings regarding their experiences. For this, we take into account the studies by Coelho (1985), Azevedo and Barros (2019), Rodrigues (2019), in addition to other researchers. |
| Palavras-chave: | Literatura Infantil Temas Fraturantes Representação literária Ilustração |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21524 |
| Data do documento: | 23-Nov-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - LAYNE MARIA (FINALIZADO) (1).pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
