Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21559
Tipo: Dissertação
Título: A arte contemporânea no ensino da arquitetura e urbanismo: um estudo de caso do projeto pedagógico do curso de graduação da UFPB
Autor(es): Lucena, Savane Kely da Silva
Primeiro Orientador: Costa, Robson Xavier da
Primeiro Coorientador: Alves, Fabíola Cristina
Resumo: Nesta pesquisa objetivamos analisar alguns dos conceitos sobre Arte Contemporânea aplicados à disciplina Tópicos Especiais em Arte Contemporânea (TEAC), do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Investigou-se o atual Projeto Político Curricular (PPC), do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPB (PPCAU UFPB, 2012). Este estudo foi delimitado para esta disciplina teórica do curso, onde aborda conceitos ligados à Arte Contemporânea e tem o propósito de checar questões aplicadas ao ensino da arquitetura na UFPB. A base teórica desta pesquisa fundamenta-se nos seguintes conceitos: Arte Contemporânea (CAUQUELIN, 2005 ;STILES, 2005) e a Poética Arquitetônica (MORIENTE, 2010) e Escultura no Campo Ampliado (KRAUSS, 1979). Esta é uma pesquisa qualitativa com estudo de caso. O estudo tem a finalidade de analisar as estruturas teóricas e conceitos em Arte Contemporânea como ferramentas interdisciplinares e pluridisciplinares para o aprendizado dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPB e propõe um levantamento documental acerca destes conceitos teóricos e observar a dinâmica desta disciplina com corpo docente e discente do curso.
Abstract: In this dissertation we aim to analyze some of the concepts of Contemporary Art, according to the discipline Contemporary Art, from the Architecture and Urbanism graduations, at the Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Was investigating the current Curricular Political Project, of the Architecture graduation at UFPB (PPCAU UFPB, 2012). The research was delimited for theoretical studies that appoint to the concepts related to Contemporary Art with the purpose of checking concepts about teaching of Architecture at UFPB. The theoretical basis of this research is focused on the concepts of: Contemporary Art (CAUQUELIN, 2015 ;STILES, 2005) Architectural Poetics (MORIENTE,1012) and Sculpture in the Expanded Field (KRAUSS,1979). This is a qualitative research with a case study. The study has the purpose of analyzing the theoretical and conceptual structures of Contemporary Art as a multidisciplinary tool in the leaning of students of architecture at UFPB University through a documentary research about these theatrical concepts and observes the dynamics of this discipline between students and teachers.
Palavras-chave: Arte contemporânea
Teoria
Poética
Arquitetura UFPB
Ensino
Projeto político curricular (PPC)
Contemporary art
Theoretical studies
Poetics
Architecture UFPB
Political project UFPB
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21559
Data do documento: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SavaneKelyDaSilvaLucena_Dissert.pdf6,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons