Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21571
Tipo: TCC
Título: AS PRÁTICAS DE LEITURA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(es): LIMA, ERIKA FERRAZ MARINHO DE
Primeiro Orientador: Lucena, Josete Marinho de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas de letramento relacionadas à leitura que os alunos da EJA realizam dentro e fora da escola. Para o embasamento teórico, nos apoiamos nas considerações de Soares (2009) e Kleiman (2005) quanto ao letramento, Leffa (1996) e Solé (2014) quanto à leitura, além das reflexões de Basegio e Medeiros (2012), Gadotti e Romão (2011), Siqueira e Guidotti (2017), SOEK (2010), Proposta Curricular do Estado da Paraíba (2018), e Curitiba (2006) sobre a EJA. Sob uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativista, realizamos uma pesquisa de campo que teve como instrumento de coleta, questionários aplicados, no mês de agosto de 2019, de forma presencial, a 21 alunos de uma turma da EJA de uma escola estadual localizada na cidade de João Pessoa-PB. Quanto à metodologia empregada para a análise dos dados, utilizamos o método comparativo. Os resultados demonstram que entre a leitura e escrita os alunos preferem a leitura, mas que estes, em sua maioria, não gostam de textos longos. Os resultados demonstraram ainda que os alunos sinalizaram que apresentam certa dificuldade na interpretação dos textos. Os dados também apontaram que a leitura é a atividade mais realizada pelos participantes fora da escola, entre as preferências estão os textos do gênero notícia e a Bíblia. E por fim, sobre a relação entre as práticas dentro e fora da escola, os dados indicaram que a maioria dos alunos não faz uso das atividades aprendidas na escola, mas veem na leitura uma ferramenta para aquisição de conhecimento
Abstract: This work aims to investigate the literacy practices related to reading that EJA students perform inside and outside school. For the theoretical basis, we rely on the considerations of Soares (2009) and Kleiman (2005) regarding literacy, Leffa (1996) and Solé (2014) regarding reading, in addition to the reflections of Basegio and Medeiros (2012), Gadotti and Romão (2011), Siqueira and Guidotti (2017), SOEK (2010), Curriculum Proposal of the State of Paraíba (2018), and Curitiba (2006) on EJA. Under a qualitative approach, of an interpretive nature, we carried out a field research, which had as a collection instrument, questionnaires applied in August 2019, in person, to 21 students from an EJA class of a state school located in city of João Pessoa-PB. As for the methodology used for data analysis, we used the comparative method. The results show that between reading and writing, students prefer reading, but most of them do not like long texts. The results also showed that students signaled that they have some difficulty in interpreting the texts. The data also showed that reading is the activity most performed by participants outside of school, among the preferences are texts of the news genre and the Bible. And finally, on the relationship between practices inside and outside the school, the data indicated that most students do not use the activities learned at school, but see reading as a tool for acquiring knowledge.
Palavras-chave: EJA
Práticas de letramento
Leitura.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21571
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. LIMA, Erika..pdf816,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons