Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21637
Tipo: | TCC |
Título: | O uso de tecnologias e suas limitações no estágio supervisionado remoto de geografia |
Autor(es): | Negri Filho, José Paulo Nogueira |
Primeiro Orientador: | Assis, Lenilton Francisco de |
Resumo: | O estágio supervisionado é o momento da formação docente onde se pode articular a teoria e a prática no espaço escolar. É uma aproximação do aspirante a professor com seu futuro campo de atuação profissional, quando o estagiário começa a desenvolver a prática de ensino, a pesquisa e a reflexão teórica sobre esta prática. Durante a pandemia da Covid-19, o estágio supervisionado foi oferecido de modo remoto, por meio de aulas síncronas e atividades assíncronas na universidade e na escola. Nesse sentido, o presente trabalho buscou descrever e analisar a experiência do estágio supervisionado remoto, destacando o uso das tecnologias e suas limitações no ensino de Geografia. Metodologicamente trata-se de trabalho acadêmicocientífico no formato de relato de experiência cujos procedimentos adotados foram a pesquisa bibliográfica e as observações do estagiário sobre a prática escolar. Os resultados comparam as experiências entre o estágio presencial e o estágio remoto, destacando, neste último, o planejamento, as observações das aulas síncronas e a regência em uma turma do ensino médio de uma Escola Cidadã Integral e Técnica de João Pessoa-PB. Refletimos sobre o uso e as limitações das tecnologias a partir da execução de uma aula sobre o tema teorias demográficas. Avaliamos que o estágio e o ensino remotos de Geografia não foram os mais ideais, porém puderam efetivamente ser aplicados em caráter emergencial durante um longo período de paralisação das universidades e das escolas. A experiência do estágio remoto legou à nossa formação profissional um olhar alinhado e crítico ao potencial e às limitações das tecnologias nas aulas de Geografia com as futuras gerações. |
Abstract: | Não há abstract. |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Formação de professores em geografia Ensino remoto Tecnologias educacionais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geociências |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21637 |
Data do documento: | 3-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JPNNF15122021.pdf | 801,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.