Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21696
Tipo: TCC
Título: Entre o livro didático e o letramento literário: reflexões sobre a experiência com a literatura na sala de aula
Autor(es): Pereira, Cleynir Matias
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Primeiro Coorientador: Calixto, Thiago Guilherme
Resumo: Neste artigo, pretendemos discutir o papel da literatura em sala de aula e analisar as atividades de leitura do livro didático intitulado por Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, lançado pela Editora Saraiva no ano de 2016, formulado por Willian Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien. Escolhemos o capítulo com três textos literários presentes, com o intuito de analisar cada uma das atividades e apontar a relação de ensino/aprendizagem por meio do livro didático. Para isso nos baseamos em teóricos com Rildo Cosson (2006); Angela Kleiman (2017); Annie Rouxel (2013) e outros, abordando as concepções de leitura através de uma pesquisa qualitativa, discutindo a importância das atividades literárias do livro didático para a aprendizagem do aluno e auxílio do professor, utilizamos o método de revisão bibliográfica. Com resultado, observamos que, apesar de necessário um complemento das atividades de aprendizagem, o livro continua poderoso e seu uso continuará constante dentro da sala de aula de forma que mantém sua importância.
Abstract: In this article, we intend to discuss the role of literature in the classroom and analyze the reading activities of the textbook entitled Contemporary Portuguese: dialogue, reflection and use, launched by Editora Saraiva in 2016, formulated by Willian Cereja, Carolina Dias Vianna and Christiane Damien. We chose the chapter with three literary texts present, in order to analyze each of the activities and point out the teaching/learning relationship through the textbook. For this, we approach reading conceptions from Rildo Cosson (2006); Angela Kleiman (2017); Vicente Jouve (2012); Annie Rouxel (2013) and others through a qualitative research, discussing the importance of the literary activities of the textbook for student learning and teacher assistance, we used the literature review method. As a result, we observe that, despite the need for a complement to the learning activities, the book remains powerful and its use will remain constant within the classroom in a way that maintains its importance.
Palavras-chave: Literatura
Livro didático
Textos literários
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21696
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMP10122021.pdf784,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons