Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21699
Tipo: | Dissertação |
Título: | O “lugar” da educação em Direitos Humanos nos manuais didáticos de história pós-BNCC |
Autor(es): | Silva, Eliakin Ramos Moura da |
Primeiro Orientador: | Calaça, Suelídia Maria |
Resumo: | O trabalho propõe uma reflexão em torno das representações possíveis, presentes em manuais didáticos de história das escolas cidadãs integrais do Estado da Paraíba da região metropolitana da cidade de João Pessoa, com relação à Educação em Direitos Humanos. Assim sendo, nossa intenção com este trabalho foi a de contribuir para novos olhares dos DH e da EDH nos livros didáticos para um projeto de educação escolar voltada, sobretudo, para o ensejo de uma Cultura dos Direitos Humanos. Na metodologia de pesquisa, optamos pela análise de conteúdo, de Laurence Bardin: o livro didático de história traz inúmeras possibilidades de trabalho para uma EDH no espaço escolar. Os resultados gerais nos permitiram aferir que a noção de Direitos Humanos aparece de forma difusa nos manuais didáticos, com eixos temáticos bem evidentes em alguns contextos e outros, não. Destarte, como o "lugar" dos DH iriam se configurar nos conteúdos e nos textos dessas plataformas de estudos online, ou mesmo no processo de educação remota, enquanto durar a pandemia? |
Abstract: | The work proposes a reflection on the possible representations, present in textbooks on the history of integral citizen schools in the State of Paraíba, in the metropolitan region of the city of João Pessoa, in relation to Education in Human Rights. Therefore, our intention with this work was to contribute to new perspectives of DH and EDH in textbooks for a school education project aimed, above all, at the opportunity of a Culture of Human Rights. In the research methodology, we opted for content analysis, by Laurence Bardin: the history textbook brings countless work possibilities for an EDH in the school environment. The general results allowed us to verify that the notion of Human Rights appears in a diffuse way in the textbooks, with thematic axes very evident in some contexts and not in others. Thus, how would the "place" of the DH be configured in the contents and texts of these online study platforms, or even in the remote education process, while the pandemic lasts? |
Palavras-chave: | Ensino de história Direitos Humanos Análise de conteúdo Livros didáticos History teaching Human rights Content analysis Didatic books |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Cidadania e Direitos Humanos |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21699 |
Data do documento: | 29-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EliakinRamosMouraDaSilva_Dissert.pdf | 71,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons