Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21715
Tipo: TCC
Título: O whatsapp e sua contribuição para a EJA em contexto de pandemia de Covid-19
Autor(es): De Araújo, Giliane da Silva Costa
Primeiro Orientador: De Assis, Edjane Gomes
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade com características particulares que a distingue da Educação Básica Regular. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus em 2019, os desafios se intensificaram, pois, devido à quarentena domiciliar e fechamento das instituições escolares, as práticas de ensino e aprendizagem precisaram se adequar a um novo formato - o ensino remoto emergencial- com especial atenção para o que sugre Coscarelli (2020) que obrigou os professores a adaptarem suas metodologias através da tecnologia, sobretudo mediante o uso das redes sociais. Diante destes aspectos, como base em teóricos como Lima, Sella e Santos ( 2018), Geraldi (2006), Nogueira (2012), Fonseca (2007), Kenski (2007; 2013), Ribeiro (2011,2020), dentre outros, o presente artigo objetiva analisar as potencialidades do aplicativo whatsapp para mediar a elaboração de produção textual com o gênero autobiografia. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e seguiu uma abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes deste estudo compreendem 12 (doze) alunos de uma turma do 1º e do 2º anos do 2º ciclo do Ensino Médio da EJA do ensino médio, oriundos de uma escola pública estadual localizada no interior da Paraíba. Para tanto, utilizamos a aplicação de um questionário com os alunos através da plataforma Google forms. Para a pesquisa-ação, elaboramos uma proposta metodológica que compreendeu uma produção textual do Gênero autobiografia. No segundo momento, utilizamos o aplicativo whatsapp como o objetivo de viabilizar o acesso das orientações para a elaboração da produção dos alunos. A pesquisa foi aplicada no mês de setembro de 2021, momento em que ainda se praticava o ensino remoto em alguns estados brasileiros inclusive na Paraíba. Nossos resultados apontaram que o aplicativo whatsapp compreende um recurso auxiliar para os professores, sobretudo aqueles que lecionam Língua Portuguesa na EJ. Acreditamos que nosso trabalho contribuiu positivamente para a educação paraibana ao propor uma valorização da EJA tanto neste contexto de pandemia, como também em outras realidades sociais.
Abstract: No Abstract
Palavras-chave: EJA
Whatsapp
autobiografia
Pandemia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21715
Data do documento: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSCA11122021.pdf713,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons