Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21715| Tipo: | TCC |
| Título: | O whatsapp e sua contribuição para a EJA em contexto de pandemia de Covid-19 |
| Autor(es): | De Araújo, Giliane da Silva Costa |
| Primeiro Orientador: | De Assis, Edjane Gomes |
| Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade com características particulares que a distingue da Educação Básica Regular. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus em 2019, os desafios se intensificaram, pois, devido à quarentena domiciliar e fechamento das instituições escolares, as práticas de ensino e aprendizagem precisaram se adequar a um novo formato - o ensino remoto emergencial- com especial atenção para o que sugre Coscarelli (2020) que obrigou os professores a adaptarem suas metodologias através da tecnologia, sobretudo mediante o uso das redes sociais. Diante destes aspectos, como base em teóricos como Lima, Sella e Santos ( 2018), Geraldi (2006), Nogueira (2012), Fonseca (2007), Kenski (2007; 2013), Ribeiro (2011,2020), dentre outros, o presente artigo objetiva analisar as potencialidades do aplicativo whatsapp para mediar a elaboração de produção textual com o gênero autobiografia. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e seguiu uma abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes deste estudo compreendem 12 (doze) alunos de uma turma do 1º e do 2º anos do 2º ciclo do Ensino Médio da EJA do ensino médio, oriundos de uma escola pública estadual localizada no interior da Paraíba. Para tanto, utilizamos a aplicação de um questionário com os alunos através da plataforma Google forms. Para a pesquisa-ação, elaboramos uma proposta metodológica que compreendeu uma produção textual do Gênero autobiografia. No segundo momento, utilizamos o aplicativo whatsapp como o objetivo de viabilizar o acesso das orientações para a elaboração da produção dos alunos. A pesquisa foi aplicada no mês de setembro de 2021, momento em que ainda se praticava o ensino remoto em alguns estados brasileiros inclusive na Paraíba. Nossos resultados apontaram que o aplicativo whatsapp compreende um recurso auxiliar para os professores, sobretudo aqueles que lecionam Língua Portuguesa na EJ. Acreditamos que nosso trabalho contribuiu positivamente para a educação paraibana ao propor uma valorização da EJA tanto neste contexto de pandemia, como também em outras realidades sociais. |
| Abstract: | No Abstract |
| Palavras-chave: | EJA autobiografia Pandemia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21715 |
| Data do documento: | 30-Nov-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GSCA11122021.pdf | 713,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
