Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21722| Tipo: | TCC |
| Título: | UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA PARAÍBA |
| Autor(es): | MELO, EDSON VIANA DE |
| Primeiro Orientador: | Reichmann, Carla Lynn |
| Resumo: | Tendo em vista a importância de debater sobre o trabalho do professor, mais especificamente, o trabalho remoto do professor de língua inglesa no estado da Paraíba, esta pesquisa propõe uma leitura reflexiva diante dos dados apresentados, tendo como base teórica autores como Amigues (2004), Clot [1999]2007), Medrado (2012), entre outros. Também destaco o fato de estarmos passando por um período de pandemia por Covid-19, o que torna todo o trabalho do professor de língua inglesa diferente, já que as aulas agora se tornaram remotas. O Objetivo dessa pesquisa para conclusão de curso é: discutir aspectos do trabalho real do professor no contexto da rede e as dificuldades enfrentadas pelo docente de língua inglesa em escolas públicas do estado da Paraíba em tempos de pandemia no ano de 2020. Diante das dificuldades é importante entender o trabalho real (CLOT, [1999]2007) do professor neste contexto. Nossas perguntas de pesquisa são as seguintes: Como está sendo conduzido o ensino remoto em termos de atividades e ferramentas? De que maneira as avaliações têm sido realizadas? Quais as dificuldades enfrentadas e contornadas pelo professor neste contexto profissional durante a pandemia, ou seja, como se constitui o trabalho real do professor de língua inglesa? Essas são perguntas que estarão sendo exploradas neste estudo, tomando a minha própria experiência como docente na rede pública do estado e assim como também discente em uma universidade pública federal.A pesquisa é de natureza qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008) e a geração de dados foi realizada por meio de um questionário online, via Googleforms, preenchida por dez professores da rede estadual (o professor-pesquisador inclusive). Na análise os questionários foram subdivididos em dois grupos, um grupo de quatro professores que ministraram aulas assíncronas, e outro grupo que, além das aulas assíncronas, ministraram aulas síncronas. Em diálogo com as questões de pesquisa, em termos de elementos constitutivos do trabalho (AMIGUES, 2004), prescrições, coletivos, regras de ofício e ferramentas, podemos afirmar que tais objetos tiveram um papel relevante no decorrer do processo, em especial, ferramentas digitais nas aulas síncronas. Assim sendo, temos em vista que o trabalho do professor de língua inglesa está em um pelo docente de língua inglesa em movimento contínuo e que todo o conceito do trabalho real nos mostra que este trabalho ainda é a parte não vista de um iceberg, por muitos. É esperado pela pesquisador que essa pesquisa contribua para uma compreensão do trabalho real do professor da educação básica na pandemia em curso. Por fim, vale dizer que esta pesquisa também poderá servir de apoio de leitura para estudantes de Estágio Supervisionado que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho remoto do professor de língua inglesa das escolas públicas do estado da Paraíba. |
| Abstract: | Taking into account the importance of debating teacher's work, more specifically, the remote work of the English language teacher in the state of Paraíba, this research proposes a reflective reading of teacher ́s work, having as theoretical framework authors such as Amigues (2004), Clot [1999]2007), Medrado (2012), among others. I also highlight the fact that we are going through a period of pandemic for Covid-19, which makes all the work of the English language teacher different, as classes have now become remote. The objective of this research for the conclusion of the course is: to discuss aspects of the real work of the teacher in the context of the network and the difficulties faced by the English language teacher in public schools in the state of Paraíba in times of pandemic in the year 2020, and given the difficulties it is important to understand the real work (CLOT, [ 1999]2007) of the teacher in this context. Our research questions are the following: How is remote learning being conducted in terms of interactions, activities and tools? How have the evaluations been carried out? What are the difficulties faced and overcome by the teacher in this professional context during the pandemic, in sum, how is the real work of the English language teacher constituted? These are questions that will be addressed in this study, considering my own experience as a teacher in the state's public network and as a student at a federal public university. Adopting qualitative research perspective (BORTONI-RICARDO, 2008), data collection was performed through an online survey, via Googleforms, filled in by ten teachers from the state network (including the teacher-researcher). In the analysis, the questionnaires were subdivided into two groups, namely, a group of four teachers who taught asynchronous classes, and another group that in addition to asynchronous classes, also taught synchronous classes. In dialogue with the research questions, in terms of the work's constitutive elements (AMIGUES, 2004), prescriptions, collectives, trade rules and tools, we can state that such objects had a relevant contribution during the process, in particular, digital tools in the synchronous classes. Therefore, we have in mind that the work of the English language teacher is in continuous movement and that the whole concept of real work shows us that this work is still the unseen part of an iceberg by many. It is expected by the researcher that this research contributes to an understanding of the real work of basic education teachers in the ongoing pandemic. Finally, it is worth mentioning that this research can also serve as a reading support for Supervised Internship students who have not yet had the opportunity to know the remote work of the English language teacher from public schools in the state of Paraíba. |
| Palavras-chave: | Trabalho do professor de língua inglesa. Rede estadual de ensino da Paraíba. Aulas (as)síncronas. Ensino remoto emergencial Pandemia. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21722 |
| Data do documento: | 6-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MELO, Edson Viana de. (2021).pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
