Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21727
Tipo: TCC
Título: Juventude, Patrimônio e Tecnologias Digitais: Produção Compartilhada (Inventario Participativo) No Programa Pamin.
Autor(es): PEREIRA DE ARAÚJO, MARINALDA
Primeiro Orientador: Chianca , Luciana
Resumo: O objetivo dessa monografia é compreender como as tecnologias digitais podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas no processo de ensino-aprendizado, tomando como referência uma experiência de extensão em educação patrimonial ocorrida na UFPB: o programa de pesquisa e extensão universitária Pamin (Patrimônio, Memória e Interatividade). Do ponto de vista metodológico, este TCC fundamenta-se em pesquisa de campo com observação direta e é constituído da elaboração de um diário de campo, e revisão/pesquisa bibliográfica de trabalhos relacionados à temática da Educação Patrimonial e da relação entre TICS e Juventude. Assim, analisamos o uso das ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizado nas oficinas de Educação Patrimonial do Pamin e abordamos os jovens educandos dessas Oficinas como agentes protagonistas no processo de identificação, registro e divulgação dos bens patrimoniais locais. Verificamos que o uso das ferramentas digitais e dos espaços virtuais de socialização se apresentam como um recurso material que pode ser utilizado com sucesso no processo de inventariar e em outras etapas importantes do reconhecimento, da preservação de ampliação dos bens culturais. O grande acesso e familiaridade dos jovens com esses recursos fazem que este seja um espaço importante para a divulgação de uma concepção de patrimônio e cultura que compreenda a narrativa de pessoas comuns compartilhando a memória histórica e afetiva do seu bairro, da sua cidade, suas “artes de fazer” e sua cultura que renasce e resiste no cotidiano.
Abstract: The aim of this term paper is to understand how digital technologies can be used as pedagogical tools in the teaching-learning process in the context of education, usingn as a reference an extension experience in heritage education that took place at UFPB: the research and university extension program Pamin ( which works on Heritage, Memory and Interactivity). From a methodological point of view, this term paper is based on field research with direct observation and consists of a field diary, and literature review/research of papers related to the theme of Heritage Education and the relationship between (information and communication Technologies) ICTs and Youth. Thus, we analyzed the use of digital tools in the teaching and learning process inside the Pamin Heritage Education workshops and approached the young students of these Workshops as lead agents in the process of identification, registration and dissemination of local heritage assets. As results, we could perceive that the use of digital tools and virtual spaces for socialization can be used as a resource in the inventorying process and in other important stages of recognition, preservation and expansion of cultural assets. The great access and familiarity of young people with ICT resources make these tools an important space for the dissemination of a concept of heritage and culture that comprises the narrative of common peoplen, sharing the historical and affective memory of their neighborhood, their city, their "art of doing ”and their culture which reborn and resist in their quotidian life.
Palavras-chave: Tecnologia digital, Juventude, Educação patrimonial, PAMIN, Patrimônio.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21727
Data do documento: 6-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARINALDA PEREIRA.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons