Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21773
Tipo: | TCC |
Título: | Educação financeira nas escolas: uma análise da educação financeira dos professores da rede básica de ensino de São José do Egito-PE |
Autor(es): | Ramos, Victor Alves |
Primeiro Orientador: | Lucena, Wenner Glaucio Lopes |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar o nível de educação financeira dos professores da rede básica de ensino de São José do Egito – PE. O estudo se justifica pela notável necessidade de que as crianças adquiram conhecimentos acerca de finanças e educação financeira desde pequenas para que assim sejam mais conhecedoras de suas finanças e se tornem adultos mais conscientes. A implementação de educação financeira no currículo das disciplinas lecionadas nas escolas fez com que surgisse o desejo de entender se os professores estariam aptos para lecionar tais conteúdos, visto que eles não estudaram esse tipo de material durante sua vida escolar e muitas vezes não discutem o tema atualmente. A pesquisa é do tipo quali-quantitativa e foi desenvolvida por meio de um questionário aplicado em 9 escolas para um total de 183professores, dos quais 81 responderam. O questionário foi separado em 04 blocos e cada bloco buscou entender, respectivamente, o perfil do respondente, o nível de educação financeira, o conhecimento acerca de finanças e investimentos e questões de raciocínio acerca de situações do cotidiano. Como resultado da pesquisa foi descoberto, após análise dos dados coletados por meio dos questionários aplicados para professores da rede municipal, estadual e privada, que estes possuem um nível baixo de conhecimento acerca de finanças e educação financeira, e que esses temas devem ser abordados com mais ênfase no dia a dia para que os docentes adquiram hábitos corretos quanto aos conteúdos. Conclui-se que o nível de educação financeira dos docentes de São José do Edito é baixo e que estes necessitam de capacitações e desafios para aumentarem seu domínio nos conteúdos antes de começarem a ensinar esses temas a seus alunos. |
Abstract: | This research aimed to analyze the level of financial education of teachers in the basic education system in São José do Egito - PE. The study is justified by the observation that children need to acquire knowledge about finances and financial education from an early age, so that they are more informed about their finances and become more aware adults. The implementation of financial education in the curriculum of subjects taught in schools gave rise to the wish of understanding whether teachers would be able to teach such content, as they did not study this subject during their school life, and do not discuss the topic with frequency. The research is qualitative and quantitative and was developed through a questionnaire applied in 09 schools to a total of 183 teachers, of which 81 responded. The questionnaire was separated into 04 blocks and each block sought to understand, respectively, the respondent's profile, the level of education financial, knowledge about finance and investments and reasoning questions about everyday situations. As a result of the research, after analyzing the data collected through questionnaires answered by teachers from the municipal, state and private schools, it was discovered that they have a low level of knowledge about finances and financial education, and that these themes should be more highlighted on a daily basis, so that the teachers could acquire accurate habits regarding the contents. It was concluded that the level of financial education of teachers in São José do Egito is low and that these teachers need training and challenges to increase their mastery of contents before starting to use these themes to their students. |
Palavras-chave: | Educação financeira Finanças pessoais Controle financeiro pessoal Ciências Contábeis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21773 |
Data do documento: | 3-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VAR30122021.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons