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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21775
Tipo: Dissertação
Título: Análise da eficiência empresarial do setor de Food Service em uma cidade turística do Brasil: uma abordagem de fronteira estocástica de produção
Autor(es): Cunha, Margarida Noélia de Aguiar
Primeiro Orientador: Almeida, Aléssio Tony Cavalcanti de
Primeiro Coorientador: Macedo, Euler Cássio Tavares de
Resumo: Esse trabalho analisa a eficiência do setor de food service para uma amostra de empresas na capital da Paraíba, uma região turística do Brasil. O modelo econométrico de fronteira estocástica de produção (SFA) foi aplicado a uma amostra final de 90 estabelecimentos, considerando uma especificação funcional do tipo Cobb-Douglas e variáveis relacionadas ao faturamento, mão-de-obra, localização, concorrência, estratégias comerciais e satisfações dos clientes reveladas em mídias digitais. As estimações dos parâmetros do modelo de fronteira evidenciam, em especial, que a quantidade de trabalhadores exibe uma elasticidade de 0,87 com o faturamento médio, empresas situadas na praia possuem uma receita 59% maior do que aquelas localizadas em outras regiões da cidade e acréscimos de 1% na satisfação dos clientes aumentam em 1,04% o faturamento médio. De forma específica, estimou-se um nível de eficiência, em média, de 68,7% para o setor de food service na capital paraibana, com amplitude de resultados variando de 33% a 89%. Esses resultados mostram-se relevantes para identificar empresas benchmarking do setor, bem como auxiliar na otimização dos recursos e ampliação da rentabilidade das empresas.
Abstract: This study analyzes the efficiency of the food service sector for a sample of companies in the municipality of João Pessoa-PB. The econometric model of stochastic frontier production (SFA) was applied for a final sample of 90 establishments, considering a Cobb-Douglas functional specification type and variables related to billing, labor, location, competition, commercial strategies and satisfactions of customers revealed in digital media. The estimations of the parameters of the frontier model show, in particular, that the number of workers displays an elasticity of 0.87 with the average revenue, companies located on the beach have a revenue 59% higher than those located in other regions of the city and increases of 1% in customer satisfaction increase average sales by 1.04%. Specifically, an efficiency level was estimated, on average, of 68.7% for the food service sector in the capital of Paraíba, with a range of results ranging from 33% to 89%. These results are relevant for identifying benchmarking companies in the sector, as well as assisting in the optimization of resources and expansion of companies’ profitability.
Palavras-chave: Eficiência
Food service
Fronteira estocástica
Brasil
Efficiency
Stochastic frontier
Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21775
Data do documento: 20-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

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