Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21776
Tipo: Dissertação
Título: Imagens da Marie Claire francesa: resiliência feminina durante a Segunda Guerra Mundial
Autor(es): Miranda, Atena Pontes de
Primeiro Orientador: Costa, Robson Xavier da
Resumo: Entre 1939 a 1944, ou seja, em plena Segunda Guerra Mundial, foi editada na França a Revista Marie Claire, essa tinha como contexto o cotidiano feminino de acordo com a realidade da época beligerante. Esta investigação tem como objetivo principal analisar nas edições originais da Revista Marie Claire (1939 a 1944) registros que evidenciem a resiliência das mulheres francesas nesse período e o processo de mediação educativa na Exposição Pour vous, Mesdames! La mode en temps de Guerre, realizada em Lyon, França. Por meio de análise bibliográfica foi feita uma pesquisa qualitativa utilizando a “estrutura do Atlas Mnemosyne”, juntamente com os conceitos de Nachleben e Engrama propostos por Warburg em uma “compreensão operacional das imagens numa visão anacrônica” de Didi-Huberman dentro da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. A metodologia utilizada se firma na análise das imagens da revista feminina Marie Claire a partir de Eveline Sullerot e Alexie Geers, o conceito de imagem social da mulher segundo Simone de Beauvoir e a Moda na Guerra a partir de Dominique Veillon. Por fim, apresenta-se uma reflexão sobre a questão da resiliência da mulher francesa na Segunda Guerra Mundial na perspectiva de uma mémoria social, do objeto de pesquisa e do espaço museal.
Abstract: Between 1939 and 1944, that is, in the middle of the Second World War, the Marie Claire Magazine was published in France, this one had as context the female daily life according to the reality of the belligerent time. This investigation has as main objective to analyze in the original editions of Marie Claire (1939-1944) records that show the resilience of French women in that period and the process of educational mediation in the Exhibition Pour vous, Mesdames! La mode en temps de Guerre, held in Lyon, France. Through bibliographic analysis, a qualitative research was made using the “structure of Atlas Mnemosyne”, together with the concepts of Nachleben and Engram proposed by Warburg in an “operational understanding of images in an anachronistic view” by Didi-Huberman with Abordagem Triangular of Ana Mae Barbosa. The methodology used is based on the analysis of images from the women's magazine Marie Claire from Eveline Sullerot and Alexie Geers, the concept of social image of women according to Simone de Beauvoir and Fashion at War from Dominique Veillon. Hence, a reflection on the question of the resilience of French women in World War II from the perspective of a social memory, of the research object and of the museum space is presented.
Palavras-chave: Segunda Guerra Mundial
Revista Marie Claire
Mulher
Moda
Resiliência
Second World War
Marie Claire Magazine
Women
Fashion
Resilience
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21776
Data do documento: 5-Fev-2021
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtenaPontesDeMiranda_Dissert.pdf6,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons