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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21789
Tipo: TCC
Título: Discalculia como transtorno de aprendizagem da matemática: discussão necessária na formação docente
Autor(es): Alves, Alana Cavalcanti
Primeiro Orientador: Varella, Vinícius Martins
Resumo: Este trabalho, classificado como pesquisa aplicada de cunho qualitativo, tem como objetivo geral analisar como o transtorno discalculia é percebido por especialistas, professores de matemática da educação básica e licenciandos de Matemática da UFPB (Campus I). Nesta direção, traçamos como objetivos específicos, identificar: i) o que especialistas dizem sobre o transtorno discalculia e como iniciaram seus estudos sobre o tema; ii) a experiência de alguns docentes de Matemática com o transtorno discalculia e; iii) o conhecimento de alunos da licenciatura em Matemática da UFPB (Campus I) sobre o transtorno discalculia. Para fundamentar teoricamente esta pesquisa, optamos por discutir sobre a d iscalculia ser caracterizada como uma deficiência ou como um transtorno de aprendizagem, para tanto nos apoiamos nos seguintes teóricos: Ohlweilwer (2016); Zorzi (2004); Villar (2017); Vieira (2014). Também discutimos sobre ensino de matemática e discalculia, neste caso além de alguns dos teóricos já citados, apresentamos: SILVA (2008) e; Campos (2020). Como instrumento de coleta de dados nos apoiamo s inicialmente na entrevista semiestruturada (PRODANOV e FREITAS, 2013) realizada com duas especialistas em discalculia. Foi aplicado um questionário a dois professores de Matemática da educação básica e no 3º momento aplicamos um questionário aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB (Campus I). As análises e os resultados foram organizados no Capítulo 4 por meio de três tópicos. Não há nos componentes curriculares do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB (Campus I), seja em disciplinas da área de educação ou nas específicas de Matemática, discussão/reflexão sobre discalculia. A maioria dos alunos só tomam consciência sobre este transtorno, via de regra, depois de formados, quando já estão dando aulas, isso também aconteceu com as especialistas entrevistadas. Sendo assim, consideramos urgente a inserção do assunto sobre discalculia nos cursos de Licenciatura em Matemática, assim como, de formação continuada que dê conta de apresentar aos professores da educação básica estratégias didático-pedagógicas para ensinar alunos com discalculia.
Abstract: NÃO CONSTA
Palavras-chave: Discalculia - Ensino de matemática
Transtorno de aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21789
Data do documento: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

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