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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21801| Tipo: | TCC |
| Título: | TRABALHO REMOTO: CONDIÇÕES E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA DA COVID-19 |
| Autor(es): | Barbosa, Valéria Maria Alexandre |
| Primeiro Orientador: | Máximo., Thaís Agusta Cunha de Oliveira |
| Resumo: | Diante do cenário de pandemia da Covid-19, o isolamento social foi tomado como uma das principais medidas para evitar o avanço da contaminação pelo vírus. Para isso, algumas profissões precisaram modificar as suas formas de trabalhar. Com a suspensão das aulas presenciais, os professores adaptaram suas atividades ao ambiente doméstico. Entretanto, esse novo contexto de trabalho acarretou em algumas dificuldades na realização do trabalho docente. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo investigar como as condições e organização do trabalho remoto durante a pandemia podem interferir no trabalho dos professores. Para isso, este estudo estruturou- se a partir de uma investigação realizada com docentes da rede estadual de ensino de um estado do nordeste, através da elaboração de um instrumento denominado “Saúde e Trabalho Docente na Pandemia”. A interpretação dos dados baseou-se na análise quantitativa de estatísticas descritivas e análise temática de conteúdo, fundamentadas nas alusões da psicodinâmica do trabalho. Como resultados, destacam-se a sobrecarga de trabalho, advindas das altas exigências da rede e o aumento da jornada de trabalho, bem como a dificuldade na separação entre vida profissional e privada devido a inserção do trabalho no ambiente doméstico. |
| Abstract: | In view of the Covid-19 pandemic scenario, social isolation was taken as one of the main measures to prevent further contamination by the virus. For this, some professions needed to change their ways of working. With the suspension of in-person classes, teachers adapted their activities to the home environment. However, this new work context resulted in some difficulties in carrying out the teaching work. Therefore, this study aims to investigate how the conditions and organization of remote work during the pandemic can interfere with the work of teachers. For that, this study was structured from an investigation carried out with teachers from the state education system of a northeastern state, through the elaboration of an instrument called “Health and Teaching Work in the Pandemic”. Data interpretation was based on quantitative analysis of descriptive statistics and thematic content analysis, based on allusions to the psychodynamics of work. As a result, the work overload is highlighted, arising from the high demands of the network and the increase in the working day, as well as the difficulty in separating professional and private life due to the insertion of work in the domestic environment. |
| Palavras-chave: | Covid-19; Psicodinâmica do Trabalho; Trabalho docente; Trabalho remoto. |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Psicologia |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21801 |
| Data do documento: | 9-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
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