Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21802
Tipo: TCC
Título: REFLEXÕES ACERCA DO JOGO ELETRÔNICO
Autor(es): ALVES, WILSON JOSÉ VIEIRA
Primeiro Orientador: Monteiro., Cleide Pereira
Resumo: O jogo eletrônico, ou videogame, surgiu nos anos 60, porém devido aos seus poucos recursos tecnológicos foi logo esquecido. Sendo retomado nos anos 80 graças aos avanços tecnológicos e se tornando uma maneira de diversão que afastava os sujeitos das ruas que crescentemente se tornava perigosa, afastando assim o sujeito do outro. Este ensaio teve por objetivo levantar reflexões sobre o jogo eletrônico e suas relações com o contemporâneo, dividindo-se em quatro tópicos; 1) O jogo eletrônico e o mal-estar: o tamponamento pelo gadget; 2) A violência e o imperativo da narrativa: a necessidade de se eliminar o outro; 3) A lógica neoliberal e os jogos: A competição e o aprimoramento de si e do personagem; 4) Gamers identidade, terapêutica e política. Tomou-se como fio condutor das reflexões, a eliminação ou afastamento do outro, pensando a partir de Freud em o Mal-estar na Cultura que coloca o outro como uma das principais fontes do mal- estar e se apoiando em Han com seu conceito de Sociedade do Cansaço que fala que a sociedade contemporânea é uma sociedade que nega a negatividade do outro. E o discurso do capitalista de Lacan, o qual não faz laço, pois não é necessário para o sujeito ir ao campo do outro. No primeiro tópico, procurou-se estabelecer as relações do videogame como gadget que vem para tamponar o mal-estar e as frustrações da vida. O segundo buscou analisar como a violência, eliminação do outro, é uma condição imperativa dos jogos e com quais fantasias dos jogadores ela se relacionam. O terceiro como o jogo e o neoliberalismo se relacionam através de uma lógica de eliminação e competição. E por fim procurou-se, a partir da reação de parte da comunidade de Gamers à certos elementos fora da normatividade como suas subjetividades se relacionam à sociedade contemporânea e aos próprios jogos eletrônicos.
Abstract: x
Palavras-chave: Videogame;
Jogos Eletrônicos,
Neoliberalismo;
Psicanálise;
Sociedade do Cansaço
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21802
Data do documento: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões acerca do jogo eletrônico.pdf352,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons