Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21803| Tipo: | TCC |
| Título: | VIDA QUE SEGUE A TODO CUSTO: A RELAÇÃO SAÚDE E TRABALHO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA |
| Autor(es): | SANTANA, DANIELY JÉSSICA TENÓRIO |
| Primeiro Orientador: | Máximo., Thaís Augusta Cunha de Oliveira |
| Resumo: | Ao longo dos anos, o trabalho docente na educação básica vem sofrendo diversos impactos que são gerados pelas mudanças advindas das reformas educacionais da última década. Devido a quarentena e distanciamento social serem utilizados como algumas das principais medidas tomadas pelo Ministério da Saúde para conter o avanço e contaminação da população pela covid-19, as escolas públicas passaram a atuar exclusivamente de forma remota, através de recursos tecnológicos como a internet e plataformas de reuniões online. Este cenário intensificou as dificuldades enfrentadas pela categoria, além de acarretar agravamento na saúde dos(as) trabalhadores(as) e a precariedade do sistema público de ensino. Este estudo busca analisar a relação saúde e trabalho dos professores da rede estadual de educação da Paraíba durante o ensino remoto provocado pela pandemia da covid-19. Foi utilizado o instrumento “Saúde e Trabalho Docente na Pandemia” elaborado pelas estagiárias da pesquisa em parceria com um sindicato de trabalhadores da educação. O mesmo é composto por questões objetivas e subjetivas sendo elas distribuídas na dimensão sócio demográfica e diagnóstica. Os dados foram analisados e interpretados com base na proposta teórico-metodológica da Psicodinâmica do Trabalho. Na pesquisa diagnóstica, os dados objetivos foram analisados por meio de estatísticas descritivas. Para as questões subjetivas, foi realizada pesquisa qualitativa por meio da análise de conteúdo temático. A partir da análise diagnóstica realizada e apresentada à categoria, o artigo propõe a realização de encontros sobre o trabalho, permitindo com isso a construção da autonomia e o fortalecimento do coletivo. |
| Abstract: | Over the years, teaching work in basic education has suffered several impacts that are generated by changes arising from the educational reforms of the last decade. Due to quarantine and social distancing are used as some of the main measures taken by the Ministry of Health to contain the advance and contamination of the population by covid-19, public schools started to work exclusively remotely, through technological resources such as the internet and online meeting platforms. This scenario intensified the difficulties faced by the category, in addition to worsening the health of workers and the precariousness of the public education system. This study seeks to analyze the relationship between health and work of teachers in the state education system in Paraíba during remote teaching caused by the covid-19 pandemic. The instrument “Health and Teaching Work in the Pandemic” was used, elaborated by the research interns in partnership with a union of education workers. It is composed of objective and subjective questions, which are distributed in the socio-demographic and diagnostic dimension. Data were analyzed and interpreted based on the theoretical-methodological proposal of Psychodynamics of Work. In diagnostic research, objective data were analyzed using descriptive statistics. For the subjective questions, a qualitative research was carried out through thematic content analysis. Based on the diagnostic analysis carried out and presented to the category, the article proposes the holding of meetings about work, thus allowing the construction of autonomy and the strengthening of the collective. |
| Palavras-chave: | Trabalho. Educação. Saúde Mental. |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Psicologia |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21803 |
| Data do documento: | 9-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Daniely Santana_Final.pdf | 488,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
