Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21805
Tipo: | TCC |
Título: | A escola como lugar: uma análise à luz da sociologia eliasiana |
Autor(es): | Oliveira, Juliana Barros de |
Primeiro Orientador: | Lucena, Ricardo de Figueiredo |
Resumo: | Escola: local onde a educação formal acontece. Lugar: termo derivado do conceito de espaço, apresentando significado e representatividade. O objetivo principal dessa pesquisa é analisar a ideia de escola como lugar à luz da sociologia proposta por Norbert Elias, direcionando tal discussão para os estudos que versam sobre as instituições escolares. Este trabalho também se propõe a investigar o conceito de lugar numa perspectiva interdisciplinar, unindo-se isso à busca por uma compreensão da ideia de lugar a partir da obra Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade, de Elias e Scotson (2000), além de outros estudos do mesmo autor, que alicerçam o cabedal teórico que compõe a pesquisa, a exemplo de livros como O Processo Civilizador (1994), A Teoria Simbólica (1994), A Sociedade dos Indivíduos (1994), Introdução a Sociologia (2008) e o texto A Civilização dos Pais (2012). A metodologia utilizada nesse estudo foi a pesquisa de referencial bibliográfico, em que se procedeu ao levantamento de artigos e livros cujos autores (as) versam sobre a temática trabalhada. Por fim, entende-se que a escola é um lugar praticado, demarcado por afetos, sentimentos e memórias daqueles indivíduos que a dotam de significado, caracterizando-a como uma figuração, conforme se observa a partir das constatações de Elias (2008), tomando-a na condição de objeto e lócus de pesquisa da área de Educação, a fim de que sua importância social e as transformações pelas quais as instituições escolares passam, no decorrer da trajetória humana, sejam compreendidas e analisadas. |
Abstract: | School: place where formal education happens. Place: term derived from the concept of space, presenting meaning and representation. The main objective of this paper is to analyze the idea of school as a place from the perspective of sociology studied by Norbert Elias, directing this discussion to the researches about school institutions. This work also proposes to investigate the concept of place in an interdisciplinary perspective, joining this to the search about the idea of place from the book The established and the outsiders: sociology of power relations from a small community, by Elias and Scotson (2000), as well as other studies by the same author, which underpin the theoretical background that makes up the research like The Civilizing Process (1994), The Symbolic Theory (1994), The Society of Individuals (1994), Introduction to Sociology (2008) and the text The Civilization of Parents (2012). The methodology used in the study was the bibliographic reference research, in which articles and books were surveyed whose authors deal with the theme studied. Finally, it is understood that the school is a place demarcated by affections, feelings and memories of those individuals who endow it with meaning, characterizing it as a figuration, as observed by Elias (2008), taking it as an object and locus of research in the area of Education, so that school takes a social importance and the transformations that school institutions undergo, throughout the human trajectory, are understood and analyzed. |
Palavras-chave: | Escola - lugar Sociologia eliasiana Norbert Elias |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21805 |
Data do documento: | 9-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JBO10012022.pdf | 587,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons