Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Erick Silva de-
dc.date.accessioned2022-01-11T12:46:51Z-
dc.date.available2022-01-10-
dc.date.available2022-01-11T12:46:51Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21806-
dc.description.abstractThis research has as main objective to analyze how the theme about beginning literacy teachers is present in academic production with regard to the process of beginning literacy and literacy in the Early Years of Elementary School. Beginning literacy and literacy are terms that are closely linked and result in the acquisition of written language in different language practices. The methodological path outlined was through the qualitative-quantitative approach, in which the characteristic was the study focused on bibliographic research. Through data collection and surveys, 30 academic productions were selected that address the beginning literacy teacher. As a theoretical contribution, there were contributions from Grossi (2010) – in relation to the levels of acquisition of written language – Soares (2010, 2016, 2020), with regard to the concepts and differences between the terms "beginning literacy and literacy". Through the studies of the theorist Ferreiro and Teberosky (1999), there was a discussion regarding the Psychogenesis of Written Language. To deal with the beginning literacy environment, a dialogue was based on the works of the authors Assis (2013), Flores (2013) and Leite (2013). The researches reveal that there was a set of discussions about the performance of this professional, especially about teacher education, emphasizing the PNAIC and its effects on the beginning literacy of students. It was also found that the term “beginning literacy teacher” was not widely used and that there were 25 qualitative studies, 18 of which came from public institutions. A total of 15 surveys were concentrated in the Southeast Region. In view of the research carried out, we also present some possibilities for the organization of the pedagogical work of the beginning literacy teacher. As a result, we hope that this research will contribute to teachers having a greater understanding of their role, especially with regard to beginning literacy and literacy in the Early Years of Elementary School.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-11T12:46:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESO10012022.pdf: 1812509 bytes, checksum: 4738e6a01e8672637d511f40ed318854 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-11T12:46:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESO10012022.pdf: 1812509 bytes, checksum: 4738e6a01e8672637d511f40ed318854 (MD5) Previous issue date: 2021-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPsicogênese da língua escritapt_BR
dc.subjectProfessor - educação infantilpt_BR
dc.titleProfessores/as alfabetizadores/as para os anos iniciais do ensino fundamental: o que as produções acadêmicas revelam?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Joseval dos Reis-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar de que maneira a temática sobre professores/as alfabetizadores/as está presente na produção acadêmica no que diz respeito ao processo de alfabetização e letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A alfabetização e o letramento são termos que estão estreitamente ligados e que resultam na aquisição da língua escrita em diferentes práticas de linguagem. O caminho metodológico traçado foi por meio da abordagem qualitativa-quantitativa, no qual a característica foi o estudo voltado para a pesquisa de caráter bibliográfica.Por meio da coleta de dados e levantamentos realizados, foram selecionadas 30 produções acadêmicas que abordam sobre o/a professor/a alfabetizador/a. Como aporte teórico, houve as contribuições de Grossi (2010) – em relação aos níveis de aquisição da língua escrita–, Soares (2010, 2016, 2020), quanto aos conceitos e diferenças entre os termos “alfabetização e letramento”. Por intermédio dos estudos das teóricas Ferreiro e Teberosky (1999), aconteceu uma discussão referente à Psicogênese da Língua Escrita. Para tratar sobre o ambiente alfabetizador, ocorreu um diálogo com base nos trabalhos das autoras Assis (2013), Flores (2013) e Leite (2013).As pesquisas revelam que houve um conjunto de discussões sobre a atuação deste profissional, sobretudo, acerca da formação docente, ressaltando o PNAIC e os seus efeitos na alfabetização dos alunos. Também foi constado que o termo “professor/a alfabetizador/a” não foi muito utilizado e que havia 25 pesquisas de cunho qualitativo, sendo 18 produções oriundas de instituições públicas. O total de 15 pesquisas estavam concentradas na Região Sudeste.Diante da pesquisa realizada também apresentamos algumas possibilidades para a organização do trabalho pedagógico do/a professor/a alfabetizador/a. Em virtude disto, esperamos que esta pesquisa contribua para que professores/as tenham maior compreensão sobre o seu papel, principalmente no que se refere à alfabetização e letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESO10012022.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons