Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21807
Tipo: TCC
Título: O brincar no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Cruz, Caline Cristiny Cavalcante da
Primeiro Orientador: Miranda, Joseval dos Reis
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo analisar de que maneira o brincar está presente na produção acadêmica no que diz respeito ao processo de alfabetização e letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foi feito um levantamento das produções, criando categorias de análise para descrever e refletir, nos trabalhos, sobre a perspectiva do brincar ao alfabetizar e letrar. Alfabetização e letramento são processos difíceis e que demandam do professor a busca por diferentes metodologias, com o objetivo de favorecer a aprendizagem dos alunos. Podemos considerar que o brincar é uma estratégia de ensino para garantir o sucesso no ensino-aprendizagem. A metodologia desse trabalho é de abordagem quantitativa-qualitativa, se caracterizando por ser uma pesquisa de cunho bibliográfico. Na busca e nos levantamentos dos dados foram levadas em considerações as produções entre os anos de 2017 – 2021, e sendo selecionadas vinte e oito produções que abordavam sobre a temática proposta desta pesquisa. Para discussão teórica fundamentamos essa pesquisa com as contribuições dos autores Magda Soares (2004, 2005, 2010, 2020), Emília Ferreiro (1999, 2015), Ana Teberosky (1999) Kleiman (2005) e Freire (1989) com os conhecimentos sobre os processos de alfabetização e letramento; Gilles Brougère (1997, 1998), Tizuko Kishimoto (2010, 2017), Walter Benjamin (2009), Jean Piaget (1975) com as reflexões sobre o brincar e o desenvolvimento da criança. Em relação à pesquisa sobre os anos iniciais do ensino fundamental, além dos autores, também há aporte documentais para compreender essa etapa da educação como: BNCC (2018), LDBEN (1996) e PNE (2014). Com as análises realizadas neste estudo, percebemos que o brincar é uma metodologia que precisa ser mais explorada no campo acadêmico e educacional, uma vez que pode possibilitar um ensino-aprendizagem prazeroso e divertido. Sendo assim, esperamos que essa pesquisa e as sugestões de atividades que envolvem o brincar colaborem com outros estudos, pois é uma leitura que poderá ajudar na compreensão dos conhecimentos acerca dos processos de alfabetização e letramento, refletindo sobre as práticas que irão promover a aprendizagem dos alunos.
Abstract: The main objective of this study is to analyze how the playing is present in the academic production regarding the literacy and literacy process in the early years of elementary school. To this end, a survey of the productions was carried out, creating analysis categories to describe and reflect on the perspective of playing in literacy and literacy. Literacy and literacy are difficult processes that demands from the teacher the search for different methodologies in order to favor student learning. We can consider that playing is a teaching strategy to ensure success in teaching and learning. The methodology of this work has a quantitative-qualitative approach, being characterized as a bibliographical research. The search and data survey took into account the productions between the years 2017 - 2021, and selected twenty-eight productions that addressed the proposed theme of this research. For the theoretical discussion, we based this research on the contributions of the authors Magda Soares (2004, 2005, 2010, 2020), Emília Ferreiro (1999, 2015), Ana Teberosky (1999), Kleiman (2005), and Freire (1989) with the knowledge about the literacy and literacy processes; Gilles Brougère (1997, 1998), Tizuko Kishimoto (2010, 2017), Walter Benjamin (2009), Jean Piaget (1975) with the reflections on playing and child development. Regarding the research on the early years of elementary education, in addition to the authors, there are also documentary contributions to understand this stage of education such as: BNCC (2018), LDBEN (1996) and PNE (2014). With the analyses performed in this study, we realize that playing is a methodology that needs to be further explored in the academic and educational field, since it can enable a pleasurable and fun teaching-learning. Thus, we hope that this research and the suggestions of activities that involve playing will collaborate with other studies, because it is a reading that can help in the understanding of knowledge about the literacy and literacy processes, reflecting on the practices that will promote student learning.
Palavras-chave: Brincar
Alfabetização
Letramento
Anos iniciais - ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21807
Data do documento: 2-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCCC10012022.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons