Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21826
Tipo: | TCC |
Título: | Matemática na educação de jovens e adultos: significados de frações no ciclo III |
Autor(es): | Silva, Ana Paula Alves Oliveira da |
Primeiro Orientador: | Maciel, Eliane Maria de Menezes |
Resumo: | O presente trabalho monográfico configura-se em uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo geral compreender o nível de aprendizagem de fração dos alunos do ciclo III da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Barbosa, Araçagi-PB no ensino remoto. A investigação fora inspirada nos trabalhos de Menezes e Moraes (2015) e Júnior (2017), sendo realizada junto aos alunos a partir percepção de problemas em relação ao conhecimento de frações. A metodologia da pesquisa caracteriza-se por estudo de caso, inicialmente, foi feito um levantamento de estudos que discutem o conteúdo de frações, no mês de maio corrente ano foi aplicado um teste diagnóstico, depois foram vivenciadas sequencias didáticas envolvendo os sentidos. A pesquisa foi realizada em três etapas: perceber as dificuldades, elaborar sequência didática sobre frações e realizar o teste prognóstico por meio de um trabalho integrado ao contexto social e cultural deles, executado em agosto onde os resultados obtidos mostraram que os alunos apresentaram melhor desempenho na aprendizagem, compreenderam os significados parte-todo, operador multiplicativo, quociente/número e fração como razão estudados sobre frações e 100% dos educandos conseguiram resolver com propriedade as situações-problemas apresentadas no teste prognóstico. Apresentaram resultados positivos com a aprendizagem em fração e evolução na aprendizagem com a comparação dos resultados do Q1 para o Q2 que corroboram com a nossa leitura, que defendem a necessidade de aproximar os conteúdos didáticos da realidade vivida, de maneira a produzir um saber matemático significativo. |
Abstract: | The present monographic work is a qualitative research that has the general objective to understand the level of learning of fraction of students of cycle III of Youth and Adult Education at Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Barbosa, Araçagi-PB in remote teaching. The investigation was inspired by the works of Menezes and Moraes (2015) and Júnior (2017), being carried out with the students based on the perception of problems in relation to the knowledge of fractions. The research methodology is characterized by a case study, initially, a survey of studies that discuss the content of fractions was carried out, in the month of May this year a diagnostic test was applied, then didactic sequences involving the senses were experienced. The research was carried out in three stages: to perceive the difficulties, to elaborate a didactic sequence on fractions and to carry out the prognostic test through a work integrated to their social and cultural context, carried out in August, where the results obtained showed that the students presented better performance in learning, understood the meanings part-whole, multiplicative operator, quotient/number and fraction as a ratio studied over fractions and 100% of the students managed to properly solve the problem situations presented in the prognostic test. They presented positive results with lear ning in fractions and evolution in learning with the comparison of the results of Q1 to Q2 that corroborate with our reading, which defend the need to bring the didactic contents closer to the lived reality, in order to produce a significant mathematical k nowledge. |
Palavras-chave: | Matemática - Ensino Fundamental Ensino de matemática Frações Resoluções de problemas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21826 |
Data do documento: | 13-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APAOS13012022.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.