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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Ayane Shirley Pereira-
dc.date.accessioned2022-01-14T11:46:23Z-
dc.date.available2022-01-14-
dc.date.available2022-01-14T11:46:23Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21833-
dc.description.abstractThe main objective of this study was to observe the paper of teacher mediation in the learning and development process of a student with dyslexia, based on the movie “Like stars on Earth: every child is special”. Specifically, we sought to analyze how teacher mediation can promote the development of a student with dyslexia; and reflect on the importance of the teacher in the school inclusion process. For this, the study was based on the Cultural-Historical Theory, proposed by Lev Semenovich Vygotsky. The work was carried out through a bibliographic research on the subject, followed by a film analysis, based on two stages: decompose, that is, describe, followed by the interpretation of the decomposed parts. Then, a summary of the film was performed and four scenes were later chosen for analysis, based on the objectives of the study and its relevance to the discussion. The analysis results show that in the traditional teaching methodology there is a lack of adequacy of activities, as well as difficulties for school inclusion. It was also noticed the importance of planning appropriate teaching strategies that concider the specific educational needs of students. In addition, the relevance of affectivity in the teacher-student relationship for student learning and development is evidenced. This way, the relevance of a teacher mediation, which consider the specific educational needs, for inclusive education, was verified.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-14T11:46:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASPL14042022.pdf: 615980 bytes, checksum: 37cc57a033147f68f9814e07f971bcb7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-14T11:46:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASPL14042022.pdf: 615980 bytes, checksum: 37cc57a033147f68f9814e07f971bcb7 (MD5) Previous issue date: 2021-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectMediação docentept_BR
dc.subjectAprendizagem e desenvolvimentopt_BR
dc.titleA mediação docente na aprendizagem e desenvolvimento de um estudante com dislexia: uma análise do filme "Como estrelas na terra, toda criança é especial"pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Keilla Rebeka Simões Oliveira de-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo principal observar o papel da mediação docente no processo de aprendizado e desenvolvimento de um estudante com dislexia, a partir do filme “Como estrelas na Terra: toda criança é especial”. Especificamente, buscou-se analisar de que modo a mediação docente pode promover o desenvolvimento de um estudante com dislexia; e refletir sobre a importância do professor no processo de inclusão escolar. Para isso, o estudo esteve fundamentado na teoria histórico-cultural, proposta por Lev Semenovich Vigotski. A realização do trabalho se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, seguida de uma análise fílmica, pautada em duas etapas: decompor, ou seja, descrever, seguida da interpretação das partes decompostas. Na sequência foi realizado um resumo do filme e posteriormente foram escolhidas quatro cenas para a análise, com base nos objetivos do estudo e sua relevância para a discussão. Os resultados da análise mostram que na metodologia do ensino tradicional há uma falta de adequação das atividades, assim como dificuldade para a inclusão escolar. Observou-se também a importância do planejamento de estratégias adequadas de ensino, que levem em conta as necessidades educacionais específicas dos alunos. Além disso, destaca-se a relevância da afetividade na relação professor-aluno, para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Assim, constatou-se a relevância de uma mediação docente, que leve em conta as necessidades educacionais específicas, para a educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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