Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21834
Tipo: TCC
Título: Espaço pedagógico e ensino de geografia
Autor(es): Matias, Josias
Primeiro Orientador: Albuquerque, Maria Adailza Martins de
Resumo: A organização, planejamento e execução de atividades diversas que promovam maiores possibilidades na aquisição do conhecimento é fundamental para alcançar avanços no processo de ensino e aprendizagens dos alunos. Compreendendo que os conhecimentos geográficos não resumem apenas aqueles expostos de forma teórica em sala de aula, torna-se necessário proporcionar situações de aprendizagem que promovam um contato direto com a realidade concreta da dinâmica espacial terrestre, valorizando também as referências dos estudantes com relação a sua vivência espacial. Assim, realizar atividades que proporcionem a compreensão do conhecimento a partir do concreto, tanto na natureza quanto nos aspectos humanos, tendo como referência aqueles assimilados pelos alunos em seu cotidiano é o grande desafio docente para o ensino da geografia no ensino público. Pensando neste processo de práxis, compreendemos que existem dificuldades para sua execução, porém, alguns professores conseguem realizar trabalhos nesse intuito. No presente trabalho temos como objetivo central discutir a atuação de professores das séries iniciais, com o ensino de geografia em espaços pedagógicos diferenciados. Para tanto, discutimos a noção de espaço pedagógico e sua variedade em diferentes pesquisas. fizemos uma exposição sobre a relação entre espaço pedagógico e ensino de geografia e uma análise sobre as experiências escolares e o uso de espaços pedagógicos por um pequeno grupo de docentes no ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas da rede municipal de João Pessoa e de Santa Rita, ambas cidades paraibanas.
Abstract: The organization, planning and execution of diverse activities that promote greater possibilities in the acquisition of knowledge is essential to achieve advances in the teaching and learning process of students. Understanding that geographic knowledge does not only summarize those theoretically exposed in the classroom, it is necessary to provide learning situations that promote direct contact with the concrete reality of the terrestrial spatial dynamics, also valuing the references of students regarding their spatial experience. Thus, carrying out activities that provide the understanding of knowledge from the concrete, both in nature and in human aspects, having as a reference those assimilated by students in their daily lives is the great teaching challenge for the teaching of geography in public education. Thinking about this process of praxis, we understand that there are difficulties for its execution, however, some teachers are able to carry out work with this intention. In the present work, our main objective is to discuss the role of teachers in the initial grades, with the teaching of geography in different pedagogical spaces. Therefore, we discuss the notion of pedagogical space and its variety in different researches. we made a presentation on the relationship between pedagogical space and geography teaching and an analysis of school experiences and the use of pedagogical spaces by a small group of teachers in geography teaching in the early years of elementary school in public schools in the municipal network of João Pessoa and Santa Rita, both cities in Paraíba.
Palavras-chave: Espaço pedagógico
Geografia - Ensino
Trabalho docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21834
Data do documento: 29-Nov-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JM14012022.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons