Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21835
Tipo: TCC
Título: O desenho animado “O Show da Luna” e os nós de aprendizagem: contribuições para o desenvolvimento infantil
Autor(es): Silva, Edson Severino Campos da
Primeiro Orientador: Oliveira, Daniel Figueiredo de
Resumo: Este trabalho destaca a relação entre criança e o desenho animado, tendo como referência “O show da Luna'', uma série de animação brasileira criada em 2014, sendo analisados os episódios da primeira temporada. O objetivo é compreender a importância do desenho animado como instrumento que pode ser aproveitado no desenvolvimento de atividades no ambiente pré escolar e escolar, visando o desenvolvimento cognitivo, lúdico e social da criança. Destacar a relação entre a criança e o desenho animado é uma temática de grande relevância para Educação, pois observa-se uma relação histórica entre a criança e o desenho animado, apresentado principalmente na televisão, sendo fundamental discutir e analisar as contribuições do desenho animado para o desenvolvimento infantil. O uso do desenho animado, tanto no ambiente familiar quanto no escolar, estimula a criatividade e o imaginário da criança, podendo aflorar vários nós de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento infantil. Para o desenvolvimento desta pesquisa análise de conteúdo foram realizadas observações dos episódios da primeira temporada de “O show da Luna” e as leituras das obras de diferentes autores que tratam desta temática, tais como: Ávila, Quadrado e Barros (2014), Buckingham (2011 apud SOUZA 2013), Bréscia (2003), Carmona (2002), Nogueira (2003), Oliveira (2019), Oliveira e Magalhães (2017), Rodrigues (2016), entre outros. Esta temática é considerada de fundamental importância para a formação de professores da Educação Infantil, possibilitando contribuir para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança no espaço escolar, assim como no espaço familiar.
Abstract: This work highlights the relationship between children and cartoons, having as reference “O show da Luna'', a Brazilian animated series created in 2014, analyzing the episodes of the first season. The objective is to understand the importance of cartoons as an instrument that can be used in the development of activities in the preschool and school environment, aiming at the cognitive, playful and social development of the child. Highlighting the relationship between children and cartoons is a topic of great relevance for Education, as there is a historical relationship between children and cartoons, mainly presented on television, and it is essential to discuss and analyze the contributions of cartoons to child development. The use of cartoons, both in the family and in the school environment, stimulates the child's creativity and imagination, which can touch on various learning nodes, contributing to child development. For the development of this research content analysis, observations were made of the episodes of the first season of “O show da Luna” and readings of works by different authors dealing with this theme, such as: Ávila, Quadrado and Barros (2014), Buckingham (2011 apud SOUZA 2013), Brescia (2003), Carmona (2002), Nogueira (2003), Oliveira (2019), Oliveira and Magalhães (2017), Rodrigues (2016), among others. This theme is considered to be of fundamental importance for the training of early childhood education teachers, making it possible to contribute to the child's learning and development process in the school environment, as well as in the family space.
Palavras-chave: Criança
Desenho animado
Show da Luna
Desenvolvimento infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21835
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESCS13012022.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons