Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21840
Tipo: | TCC |
Título: | A leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: o que pensam as professoras de uma escola de São Bento/PB |
Autor(es): | Andrade, Juma Camila de |
Primeiro Orientador: | Amorim, Ana Luisa Nogueira de |
Resumo: | Este estudo discute a temática da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seu objetivo principal foi analisar a compreensão das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o trabalho com a leitura e a escrita, seus objetivos específicos foram analisar como vem sendo trabalhada a leitura e a escrita, analisar as maiores dificuldades encontradas pelos/as professores/as diante do processo de aquisição da leitura e escrita com as crianças e identificar estratégias utilizadas pelos/as professores/as no processo de leitura e escrita. Para o embasamento teórico tomou como referências os estudos de Freire (1989), Cagliari (1989), Pan (2005), Silva (2013), Soares (2021), Albuquerque e Ferreira (2020), Brandão e Rosa (2010), Martins (2004), Gil (2008), Vygotsky (2000), Chimentão (2009) e Pais (2011). A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva, embasada em uma abordagem qualitativa, realizada através da aplicação online de um questionário composto por 10 questões abertas, realizado com professoras do 1º ao 5º ano de uma escola pública do município de São Bento/PB. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo. As respostas das professoras foram analisadas à luz do referencial teórico da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam várias dificuldades encontradas pelas professoras com o trabalho referente a leitura e a escrita dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e também, uma compreensão superficial sobre o assunto, uma vez que as professoras responderam as questões de forma breve e sem embasamento teórico. |
Abstract: | This study discusses the theme of reading and writing in the early years of elementary school. Its main objective was to analyze the understanding of teachers in the early years of elementary school about working with reading and writing, its specific objectives were to analyze how reading and writing has been worked, to analyze the greatest difficulties encountered by teachers/ facing the reading and writing acquisition process with children and identifying strategies used by teachers in the reading and writing process. For the theoretical basis, the studies by Freire (1989), Cagliari (1989), Pan (2005), Silva (2013), Soares (2021), Albuquerque and Ferreira (2020), Brandão and Rosa (2010), Martins (2004), Gil (2008), Vygotsky (2000), Chimentão (2009) and Pais (2011). The research was exploratory and descriptive, based on a qualitative approach, carried out through the online application of a questionnaire consisting of 10 open questions, carried out with teachers from the 1st to the 5th year of a public school in the city of São Bento/PB. Data analysis was performed from content analysis. The teachers' answers were analyzed in the light of the research's theoretical framework. The research results point out several difficulties found by the teachers with the work related to reading and writing in the early years of elementary school, and also a superficial understanding of the subject. Since the teachers answered the questions briefly and without theoretical foundation. |
Palavras-chave: | Leitura Escrita Prática pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21840 |
Data do documento: | 3-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JCA13012022.pdf | 355,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons