Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21840
Tipo: TCC
Título: A leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: o que pensam as professoras de uma escola de São Bento/PB
Autor(es): Andrade, Juma Camila de
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
Resumo: Este estudo discute a temática da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seu objetivo principal foi analisar a compreensão das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o trabalho com a leitura e a escrita, seus objetivos específicos foram analisar como vem sendo trabalhada a leitura e a escrita, analisar as maiores dificuldades encontradas pelos/as professores/as diante do processo de aquisição da leitura e escrita com as crianças e identificar estratégias utilizadas pelos/as professores/as no processo de leitura e escrita. Para o embasamento teórico tomou como referências os estudos de Freire (1989), Cagliari (1989), Pan (2005), Silva (2013), Soares (2021), Albuquerque e Ferreira (2020), Brandão e Rosa (2010), Martins (2004), Gil (2008), Vygotsky (2000), Chimentão (2009) e Pais (2011). A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva, embasada em uma abordagem qualitativa, realizada através da aplicação online de um questionário composto por 10 questões abertas, realizado com professoras do 1º ao 5º ano de uma escola pública do município de São Bento/PB. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo. As respostas das professoras foram analisadas à luz do referencial teórico da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam várias dificuldades encontradas pelas professoras com o trabalho referente a leitura e a escrita dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e também, uma compreensão superficial sobre o assunto, uma vez que as professoras responderam as questões de forma breve e sem embasamento teórico.
Abstract: This study discusses the theme of reading and writing in the early years of elementary school. Its main objective was to analyze the understanding of teachers in the early years of elementary school about working with reading and writing, its specific objectives were to analyze how reading and writing has been worked, to analyze the greatest difficulties encountered by teachers/ facing the reading and writing acquisition process with children and identifying strategies used by teachers in the reading and writing process. For the theoretical basis, the studies by Freire (1989), Cagliari (1989), Pan (2005), Silva (2013), Soares (2021), Albuquerque and Ferreira (2020), Brandão and Rosa (2010), Martins (2004), Gil (2008), Vygotsky (2000), Chimentão (2009) and Pais (2011). The research was exploratory and descriptive, based on a qualitative approach, carried out through the online application of a questionnaire consisting of 10 open questions, carried out with teachers from the 1st to the 5th year of a public school in the city of São Bento/PB. Data analysis was performed from content analysis. The teachers' answers were analyzed in the light of the research's theoretical framework. The research results point out several difficulties found by the teachers with the work related to reading and writing in the early years of elementary school, and also a superficial understanding of the subject. Since the teachers answered the questions briefly and without theoretical foundation.
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Prática pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21840
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCA13012022.pdf355,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons