Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves Sobrinho, Mariana-
dc.date.accessioned2022-01-14T14:07:48Z-
dc.date.available2022-01-13-
dc.date.available2022-01-14T14:07:48Z-
dc.date.issued2021-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21841-
dc.description.abstractPlay and play are fundamental factors that contribute to the education and general training of children. The present work aimed to analyze the importance of playfulness in the development and learning in early childhood education. Using playfulness as an educational means is an advance for education, as we have to be aware of the importance of bringing games and games into the school and using it as a development and learning tool, serving as a tool to aid in planning classes, aiming to contribute to an improvement in the educational process, seeking to facilitate the teaching-learning process by contributing not only with students, teachers, pedagogical staff, but with the community in general. This work aims to propose an intervention plan to encourage the practice of playful activities and games and show their benefits for the child's development. Therefore, to carry out this work in the integrative review methodology, based on the reflection of reading books, articles, magazines and websites, as well as research by major authors on this topic. In this way, this study proposed a more conscious reading about the importance of playing in the life of the human being, and, especially in the life of the child.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-14T14:07:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGS13012022.pdf: 445102 bytes, checksum: b2bc44fe70d39d2d53406d7dcade62fd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-14T14:07:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGS13012022.pdf: 445102 bytes, checksum: b2bc44fe70d39d2d53406d7dcade62fd (MD5) Previous issue date: 2021-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleDesenvolvimento da criança na educação infantil através do lúdico: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Seabra, . Magno Alexon Bezerra-
dc.description.resumoA brincadeira e o jogo são fatores fundamentais que contribuem na educação e formação geral das crianças. O presente trabalho visou analisar a importância do lúdico no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Utilizar o ludicidade como meio educacional é um avanço para a educação, pois temos que tomar consciência da importância de trazer jogos e as brincadeiras para dentro da escola e de usá-lo como instrumento de desenvolvimento e aprendizagem, servindo como uma ferramenta de auxílio no planejamento de aulas, visando contribuir com uma melhoria no processo educacional, buscando facilitar o processo de ensino-aprendizagem contribuindo não só com alunos, professores, equipe pedagógica, mas com a comunidade em geral. Esse trabalho tem como objetivo propor um plano de intervenção para estimular a prática de atividades lúdicas e brincadeiras e mostrar seus benefícios para o desenvolvimento da criança. Portanto, para realizar este trabalho na metodologia de revisão Integrativa, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema. Desta forma, este estudo propôs uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGS13012022.pdf434,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons