Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Mylena Raquel da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-18T13:29:17Z-
dc.date.available2022-01-14-
dc.date.available2022-01-18T13:29:17Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21845-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Work aimed to discuss the implementation of Integral Citizen Schools in Paraíba. For that, we move between the Brazilian Educational Legislation in order to analyze where we started from and where we arrived in terms of educational innovation, guarantee of rights and conception of education. A quantitative survey of the implementation of Full-Time Schools in the Northeast of Brazil was also carried out, highlighting experiences, numbers and strategies used in order to better understand the panorama of the scenario we are in, which in turn helps us to break down the Paraibano framework, subject to a detailed quantitative survey. Eager to reflect the theory in the field of action, a field research was carried out at ECIT Monsenhor José Borges de Carvalho, located in Alagoa Nova - PB, with the objective of verifying the impressions of parents, teachers and administrator about the implementation of the Program in the Municipality. Reference was also made to a previous experience in the context of Supervised Internship I in Educational Management, whose internship field was ECIT Papa Paulo VI, located in João Pessoa – PB. Thus, we intend to make use of the dialogue between theory, practice and experience, in the desire to embrace the complexity of the Integral Citizen proposal for High School and bring relevant information to professionals working in the area.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-18T13:29:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MRSA14012022.pdf: 1809316 bytes, checksum: 898a34d266619dab2f7cfef96389ceed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-18T13:29:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MRSA14012022.pdf: 1809316 bytes, checksum: 898a34d266619dab2f7cfef96389ceed (MD5) Previous issue date: 2021-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola cidadã integralpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médio - reformapt_BR
dc.titleA implantação das escolas cidadãs integrais e a reforma do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1França, Marlene Helena de Oliveira-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo discutir A implantação das Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. Para tanto, transitamos entre a Legislação Educacional Brasileira a fim de analisarmos de onde partimos e onde chegamos em termos de inovação educacional, garantia de direitos e concepção de educação. Realizou-se, ainda, um levantamento quantitativo da implantação das Escolas em Tempo Integral no Nordeste brasileiro, ressaltando experiências, números e estratégias utilizadas com o objetivo de melhor compreender o panorama do cenário que estamos inseridos, que por sua vez nos ajuda a esmiuçar o quadro Paraibano, alvo de um levantamento quantitativo detalhado. Desejosos de refletir a teoria no campo de ação, realizou-se uma pesquisa de campo na ECIT Monsenhor José Borges de Carvalho, localizada em Alagoa Nova – PB, com o objetivo de averiguar as impressões de pais, professores e gestora sobre a implantação do Programa no Município. Fez-se referência, ainda, a uma experiência anterior no contexto do Estágio Supervisionado I em Gestão Educacional, cujo campo de estágio foi a ECIT Papa Paulo VI, localizada em João Pessoa – PB. Desse modo, pretendemos lançar mão do dialogo travado entre teoria, prática e vivência, no desejo de abarcar a complexidade da proposta Cidadã Integral para o Ensino Médio e trazer informações pertinentes aos profissionais atuantes na área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRSA14012022.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons