Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21845
Tipo: TCC
Título: A implantação das escolas cidadãs integrais e a reforma do ensino médio
Autor(es): Alves, Mylena Raquel da Silva
Primeiro Orientador: França, Marlene Helena de Oliveira
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo discutir A implantação das Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. Para tanto, transitamos entre a Legislação Educacional Brasileira a fim de analisarmos de onde partimos e onde chegamos em termos de inovação educacional, garantia de direitos e concepção de educação. Realizou-se, ainda, um levantamento quantitativo da implantação das Escolas em Tempo Integral no Nordeste brasileiro, ressaltando experiências, números e estratégias utilizadas com o objetivo de melhor compreender o panorama do cenário que estamos inseridos, que por sua vez nos ajuda a esmiuçar o quadro Paraibano, alvo de um levantamento quantitativo detalhado. Desejosos de refletir a teoria no campo de ação, realizou-se uma pesquisa de campo na ECIT Monsenhor José Borges de Carvalho, localizada em Alagoa Nova – PB, com o objetivo de averiguar as impressões de pais, professores e gestora sobre a implantação do Programa no Município. Fez-se referência, ainda, a uma experiência anterior no contexto do Estágio Supervisionado I em Gestão Educacional, cujo campo de estágio foi a ECIT Papa Paulo VI, localizada em João Pessoa – PB. Desse modo, pretendemos lançar mão do dialogo travado entre teoria, prática e vivência, no desejo de abarcar a complexidade da proposta Cidadã Integral para o Ensino Médio e trazer informações pertinentes aos profissionais atuantes na área.
Abstract: This Course Conclusion Work aimed to discuss the implementation of Integral Citizen Schools in Paraíba. For that, we move between the Brazilian Educational Legislation in order to analyze where we started from and where we arrived in terms of educational innovation, guarantee of rights and conception of education. A quantitative survey of the implementation of Full-Time Schools in the Northeast of Brazil was also carried out, highlighting experiences, numbers and strategies used in order to better understand the panorama of the scenario we are in, which in turn helps us to break down the Paraibano framework, subject to a detailed quantitative survey. Eager to reflect the theory in the field of action, a field research was carried out at ECIT Monsenhor José Borges de Carvalho, located in Alagoa Nova - PB, with the objective of verifying the impressions of parents, teachers and administrator about the implementation of the Program in the Municipality. Reference was also made to a previous experience in the context of Supervised Internship I in Educational Management, whose internship field was ECIT Papa Paulo VI, located in João Pessoa – PB. Thus, we intend to make use of the dialogue between theory, practice and experience, in the desire to embrace the complexity of the Integral Citizen proposal for High School and bring relevant information to professionals working in the area.
Palavras-chave: Escola cidadã integral
Educação
Ensino médio - reforma
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21845
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRSA14012022.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons