Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21851
Tipo: TCC
Título: Literatura infantil indígena: um olhar para a ancestralidade das crianças não indígenas no primeiro ciclo do ensino fundamental através dos contos indígenas
Autor(es): Xavier, Rosangela Soares
Primeiro Orientador: Amorim, Roseane Maria de
Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar bibliografias sobre a literatura infantil de contos indígenas como forma de promoção e fortalecimento do olhar da criança brasileira para a sua ancestralidade a partir do primeiro ano do ciclo fundamental.Ao resgatar saberes e valores perdidos em relação aos povos indígenas ao longo dos tempos em que os não indígenas se distanciaram pelo desconhecimento desses saberes, levaram à construção de uma sociedade pautada na racionalidade instrumental do progresso tecnológico e destruição da natureza, acarretando danos para toda a humanidade. Ademais, pretendemos trazer reflexões que possam provocar de forma indireta o olhar para a prática pedagógica de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, e o trato com a literatura infantil por meio dos contos indígenas e do papel da literatura para a construção das identidades das crianças. O reconhecimento das tradições, costumes, línguas e saberes pode beneficiar a visão de mundo dos não indígenas com o outro, em relação a si e com o planeta. Metodologicamente, este trabalho é de abordagem qualitativa e revisão de cunho bibliográfico com aporte em teóricos tais como PURI (2019), GRAÚNA (2012), AMORIM (2018), KABEMBA (2019), dentre outros. Discutiremos a ancestralidade, literatura infantil e literatura indígena no enfoque de ressignificação das práticas pedagógicas para desenvolver um futuro cidadão completo e íntegro para atuar de forma consciente na sociedade. Também analisaremos o livro de literatura infantil indígena Meu Vô Apolinário: um mergulho no rio da (minha) memória,do autor Daniel Munduruku, além de sites, blogs e vídeos em consonância com a ancestralidade indígena, destacando a importância do professor como mediador do processo que visa à formação de leitores conscientes e futuros autores sociais.
Abstract: This monograph aims to analyze bibliographies on children's literature of indigenous tales as a way of promoting and strengthening the Brazilian child's view of their ancestry from the first year of the elementary cycle. By rescuing lost knowledge and values in relation to indigenous peoples over the times when non-indigenous peoples distanced themselves due to the lack of knowledge of this knowledge, they led to the construction of a society based on the instrumental rationality of technological progress and destruction of nature, causing damage all humanity. In addition, we intend bringing reflectionsthat can indirectly provoke the look at the pedagogical practice of teachers, who work in the early years of elementary school, and the treatment with children's literature through indigenous tales and the role of literature for the construction of identities of children. The recognition of traditions, customs, languages and knowledge can benefit the non-indigenous worldview with the other, in relation to themselves and the planet. Methodologically, this work has a qualitative approach and a bibliographic review with contributions from theorists such as PURI (2019), GRAÚNA (2012), AMORIM (2018), KABEMBA (2019), among others. We will discuss ancestry, children's literature and indigenous literature in the focus of re-signification of pedagogical practices to develop a future complete and upstanding citizen to act consciously in society. We will also analyze the book of indigenous children's literature “Meu Vô Apolinário: um mergulho no rio da (minha) memoria”,by author Daniel Munduruku, as well as websites, blogs and videos in line with indigenous ancestry, highlighting the importance of the teacher as a mediator of the process that aims at the formation of conscious readers and future social authors.
Palavras-chave: Literatura infantil
Educação indígena
Ancestralidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21851
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSX19012022.pdf797,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons