Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jessika Tatiane Nascimento da-
dc.date.accessioned2022-01-19T13:50:03Z-
dc.date.available2022-01-19-
dc.date.available2022-01-19T13:50:03Z-
dc.date.issued2021-12-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21861-
dc.description.abstractThis work had as the main goal, developing a study about the limits and possibilities experienced by the students of the first segment of Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos - EJA) who participate in cycles 1 and 2 in schools of the Municipal Education System of João Pessoa, in times of health and humanitarian crisis, in the context of the effectuation of the human right to education. We chose, as a methodology, an exploratory and descriptive study, in which we used bibliographical and documentary research. Our research sources were articles, books, news, normative acts, and twelve reports developed by undergraduate students in Pedagogy, referring to the curricular component Supervised Internship V, carried out remotely in the semester 2020.2. The main authors who helped us to support this study were: Krenak (2020), Santos (2020), Haddad (2000, 2017, and 2021), Di Pierro (2000 and 2017), Graciano (2020), Arroyo (2005, 2007, 2016 and 2019) and Paulo Freire (1997, 2005 and 2013). The motivation to dialogue with those authors was because they significantly contribute to a critical reading of Youth and Adult Education in the context of the human right to education, considering them as concrete subjects, with the dialogue as an essential condition to understand them. According to what we identified and analyzed, the limits and possibilities demand a redefinition and expansion of the school's social function to place students and their cultural, educational, economic, social, among other specificities, as a centrality, making the teaching-learning process more meaningful, contributing to the full effectuation of the human right to education and, consequently, to face the health and humanitarian crisis caused/aggravated by the Covid-19 pandemic, and developing and strengthening strategies to feel, think and act better around this reality that significantly impacts the access and permanence of students in the field of Youth and Adult Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-19T13:50:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JTNS19012022.pdf: 683342 bytes, checksum: 0569dce145a6040796d1cd407658b355 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-19T13:50:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JTNS19012022.pdf: 683342 bytes, checksum: 0569dce145a6040796d1cd407658b355 (MD5) Previous issue date: 2021-12-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDireito humano - educaçãopt_BR
dc.subjectPandemia - Covid 19pt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.titleO direito humano à educação em tempos de crise sanitária e humanitária: limites e possibilidades vivenciados por educandos(as) e estagiários(as) na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alexandre Magno Tavares da-
dc.description.resumoEste trabalho teve como principal objetivo desenvolver um estudo em torno dos limites e possibilidades vivenciados por educandos(as) do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que participam dos ciclos 1 e 2 em escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, em tempos de crise sanitária e humanitária, no contexto da efetivação do direito humano à educação. Como metodologia, optou-se por um estudo exploratório e descritivo, no qual fizemos uso da pesquisa bibliográfica e documental. Nossas fontes de pesquisa foram: artigos, livros, notícias, atos normativos e doze relatórios desenvolvidos por estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia (CE), referentes ao componente curricular Estágio Supervisionado V (EJA), realizado de forma remota no semestre 2020.2. Os(as) principais autores e autoras que nos ajudaram a fundamentar este estudo foram: Krenak (2020), Santos (2020), Haddad (2000, 2017 e 2021), Di Pierro (2000 e 2017), Graciano (2020), Arroyo (2005, 2007, 2016 e 2019) e Paulo Freire (1997, 2005 e 2013). A motivação para dialogar com esses autores e autoras foi pelo fato de que contribuem significativamente para uma leitura crítica em torno da Educação de Pessoas Jovens e Adultas no contexto do direito humano à educação, considerando-as como sujeitos concretos, com o diálogo como condição essencial para compreendê-los(as). De acordo com o que foi identificado e analisado, os limites e possibilidades exigem uma ressignificação e ampliação da função social da escola, a fim de colocar os(as) educandos(as) e suas especificidades culturais, educacionais, econômicas, sociais, entre outras, como centralidade, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, contribuindo para a plena efetivação do direito humano à educação e consequentemente, para o enfrentamento da crise sanitária e humanitária causada/agravada pela pandemia da Covid-19, elaborando e fortalecendo estratégias para melhor sentir, pensar e agir em torno desta realidade que impacta significativamente o acesso e permanência de educandos(as) no campo da Educação de Pessoas Jovens e Adultas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JTNS19012022.pdf667,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons