Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21894
Tipo: TCC
Título: A musicalidade em turmas de pré-escola II no contexto das aulas remotas
Autor(es): Diniz, Elionai Raquel Bezerra
Primeiro Orientador: Oliveira, Daniel Figueiredo de
Resumo: A presente pesquisa foi realizada em cinco instituições que ofertam Educação Infantil, situadas no município de Coremas/PB. Teve como objetivo geral analisar se a música se faz presente nas práticas pedagógicas docentes no contexto das aulas remotas ou híbridas na Educação Infantil. E, objetivamos especificamente: identificar como as professoras utilizam a música nas práticas pedagógicas; identificar a função da música no processo de ensino-aprendizagem e; apontar os impactos que a música pode causar no desenvolvimento das crianças. Diante disso, elaboramos as seguintes perguntas de pesquisa: é, realmente, proveitoso o uso da musicalidade na Educação Infantil? Há essa estratégia metodológica no município de Coremas/PB, mais especificamente nas instituições de Educação Infantil? Quais os objetivos da musicalidade nas práticas pedagógicas? Para fundamentar a pesquisa nos referenciamos em autores como Brito (2003), Cirino (2010), Silva (2013), Santana (2018), Sousa (2020), Nascimento (2020), Xavier (2020) dentre muitos outros. Também, fizemos uso de documentos nacionais que tratam da Educação Infantil. Na metodologia, demos preferência por um estudo de caso, do tipo qualitativo no intuito de melhor analisar o tema e alcançar informações fidedignas para contribuir na pesquisa. Ainda, optamos em observar cinco vivências nas turmas de pré-escola II em cada uma das cinco instituições pesquisadas a fim de compreender como acontecem as práticas pedagógicas em relação com a música. Posterior a isso, realizamos um questionário aberto para as professoras na intenção de analisar suas compreensões acerca da musicalização na Educação Infantil. A partir de nossas análises, identificamos que as professoras utilizam o processo de musicalização e caminham na intenção de desenvolver a formação integral das crianças. Junto a isso, verificamos que todas as professoras têm conhecimento das especificidades infantis e reconhecem a importância da musicalização tanto para as aprendizagens das crianças, quanto para suas práticas pedagógicas.
Abstract: This research was carried out in five institutions that offer Early Childhood Education, located in the city of Coremas/PB. Its general objective was to analyze whether music is present in teaching pedagogical practices in the context of remote or hybrid classes in Early Childhood Education. And, we specifically aim to: identify how teachers use music in pedagogical practices; identify the role of music in the teaching-learning process and; point out the impacts that music can have on children's development. Therefore, we elaborated the following research questions: is it really useful to use musicality in Kindergarten? Is there this methodological strategy in the city of Coremas/PB, more specifically in Early Childhood Education institutions? What are the goals of musicality in pedagogical practices? To support the research, we refer to authors such as Brito (2003), Cirino (2010), Silva (2013), Santana (2018), Sousa (2020), Nascimento (2020), Xavier (2020) among many others. Also, we made use of national documents dealing with Early Childhood Education. In the methodology, we preferred a case study, qualitative in order to better analyze the topic and obtain reliable information to contribute to the research. Furthermore, we chose to observe five experiences in pre-school II classes in each of the five institutions surveyed in order to understand how pedagogical practices occur in relation to music. Afterwards, we carried out an open questionnaire for teachers in order to analyze their understanding of musicalization in early childhood education. From our analyses, we identified that the teachers use the musicalization process and walk with the intention of developing the children's integral formation. Along with this, we found that all teachers are aware of children's specificities and recognize the importance of musicalization both for children's learning and for their pedagogical practices.
Palavras-chave: Música
Educação infantil
Práticas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21894
Data do documento: Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERBD17012022.pdf453,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons