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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21895| Tipo: | TCC |
| Título: | Pedagogos(as) para educação de jovens e adultos: uma análise sobre a modalidade no curso de Pedagogia da UFPB |
| Autor(es): | Aranha, Caroline Cunha |
| Primeiro Orientador: | Ramos, Isolda Ayres Viana |
| Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo analisar limites e possibilidades na formação docente para Educação de Jovens e Adultos, a partir da configuração curricular atual do curso de Pedagogia no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Para realização da pesquisa foram determinados os seguintes objetivos específicos: Identificar o perfil dos egressos das Licenciaturas de Pedagogia nas Diretrizes Nacionais Curriculares para o curso no Brasil e no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia no CE-UFPB; explorar problemáticas de desenvolvimento curricular no modo pelo qual a formação em EJA tem sido realizada nesses cursos; e reconhecer as percepções dos alunos de Pedagogia sobre EJA a partir da formação no decorrer do curso. Para tanto, utilizou-se uma abordagem quanti-qualitativa, com níveis exploratórios e descritivos, através de um questionário semiestruturado aplicado com alunos concluintes e egressos do curso de Pedagogia. Buscou-se identificar a presença da EJA e seus sujeitos nos discursos docentes nas disciplinas cursadas, a partir da percepção dos alunos, bem como a presença de disciplinas especificas. Para embasar o trabalho, o levantamento bibliográfico e documental permitiu uma breve reconstituição da sua trajetória utilizando Fávero (2010), Lopes (2016), Ribeiro (1998) e Strelhow (2012), a análise dos marcos regulatórios brasileiros através das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, EJA e Educação Básica e por fim, com apoio de Arroyo (2006), Freire (2016) e da LDB, as características do(a) professor(a) para atuação nessa modalidade. Os resultados da pesquisa apontam para a ausência da EJA nos discursos dos professores formadores nas diversas disciplinas do curso e que essa ausência tem, em certa medida, influência no afastamento dos(as) graduandos(as) dessa área de aprofundamento, bem como, no não interesse em desenvolver monografias acerca da mesma. |
| Abstract: | This study aimed to analyze limits and possibilities in teacher training for Youth and Adult Education, based on the current curricular configuration of the Pedagogy course at the Education Center of the Federal University of Paraíba. To carry out the research, the following specific objectives were determined: to identify the profile of graduates of Pedagogy Degrees in the National Curriculum Guidelines for the course in Brazil and in the Pedagogical Project of the Pedagogy Course at CE-UFPB; raise issues of curriculum development in the way in which training in EJA has been carried out in these courses; and raise the perceptions of Pedagogy students about EJA from the training during the course. For that, a quantitative qualitative approach was used, with exploratory and descriptive levels, through a semi structured questionnaire applied with graduating students and graduates of the Pedagogy course. We sought to identify the presence of EJA and its subjects in the lecturers' discourse in the subjects attended, from the perception of students, as well as the presence of specific subjects. To support the work, the bibliographic and documentary survey allowed a brief reconstruction of its trajectory using Fávero (2010), Lopes (2016), Ribeiro (1998) and Strelhow (2012), the analysis of Brazilian regulatory frameworks through the National Curriculum Guidelines for the Pedagogy, EJA and Basic Education course and finally, with the support of Arroyo (2006), Freire (2016) and the LDB, the characteristics of the teacher to work in this modality. The research results point to the absence of EJA in the discourses of the trainer teachers in the various disciplines of the course and that this absence has, to a certain extent, an influence on the distance of undergraduates from this area of deepening, as well as on the not interested in developing monographs about it. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Formação docente Diretrizes curriculares |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21895 |
| Data do documento: | 3-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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