Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21907
Tipo: | TCC |
Título: | Currículo, educação infantil e as práticas pedagógicas em uma turma de pré-escola |
Autor(es): | Sá, Daiana Mendes de |
Primeiro Orientador: | Amorim, Ana Luisa Nogueira de |
Resumo: | O presente trabalho discute sobre currículo, Educação Infantil e práticas pedagógicas em uma instituição pública que oferta a Educação Infantil no município de Coremas PB. Para tanto, partimos da seguinte pergunta de pesquisa: sob qual perspectiva é elaborado o currículo da turma da pré-escola II na instituição foco desta pesquisa? Diante disso, tivemos como objetivo geral analisar o currículo e as práticas pedagógicas apresentadas na turma de pré-escola II de uma instituição de Educação Infantil. Na intenção de atingir o objetivo geral, traçamos como objetivos específicos: identificar características das práticas pedagógicas; averiguar se as rotinas diárias condizem com o que dispõe o currículo da instituição e; identificar os recursos pedagógicos utilizados pelas professoras para organizar suas práticas pedagógicas. Fundamentamos teoricamente esta pesquisa a partir das obras de autores(as) como Brito (2014), Barros (2015), Cerisara (1999), Kramer (2006), Nascimento (2007), Nunes (2011), Sacristán (2013) dentre outros(as). Toda a pesquisa deu-se num contexto de ensino remoto emergencial em razão da pandemia da COVID-19, assim a metodologia seguiu os caminhos de uma pesquisa exploratória, de tipo qualitativo, com fins descritivos, pois o(a) pesquisador(a) precisou ir até a instituição campo de pesquisa para observar e coletar dados e informações que servissem de apoio aos objetivos traçados na pesquisa, assim como observou práticas pedagógicas no grupo de estudos Whatsapp. Constatou-se, por fim, que apesar da professora ter uma compreensão de desenvolvimento integral das crianças consolidada acerca da temática, as práticas pedagógicas se dão de forma a levar as crianças a vivenciarem e responder atividades impressas de maneira individualizada, sem o direito de interação síncrona entre as crianças e a professora. Indo de contário ao que propõe o currículo. Não há um ambiente virtual de aprendizagem para acolher todas as crianças, cabendo a professora o repasse de informações sobre como realizar as atividades. Também, verificamos que as famílias e as crianças não participam da elaboração do currículo da instituição, o que nos levou a identificar uma proposta pedagógica descontextualizada da realidade das crianças. Ou seja, o currículo adotado pela instituição propõe um desenvolvimento integral das crianças, mas não promove a participação de todos os envolvidos. |
Abstract: | This work discusses about curriculum, Early Childhood Education and pedagogical practices in a public institution that offers Early Childhood Education in the city of Core mas-PB. Therefore, we started from the following research question: under what per spective is the curriculum of the pre-school II class elaborated in the institution that is the focus of this research? Therefore, our general objective was to analyze the curric ulum and pedagogical practices presented in the pre-school class II of an Early Child hood Education institution. In order to reach the general objective, we outline as spe cific objectives: to identify characteristics of pedagogical practices; find out if the daily routines are consistent with what is available in the institution's curriculum and; identify the pedagogical resources used by teachers to organize their pedagogical practices. We theoretically base this research on the works of authors such as Brito (2014), Bar ros (2015), Cerisara (1999), Kramer (2006), Nascimento (2007), Nunes (2011), Sac ristán (2013) among others(at). The entire research took place in an emergency re mote teaching context due to the COVID-19 pandemic, so the methodology followed the paths of an exploratory, qualitative research, with descriptive purposes, as the re searcher needed go to the research field institution to observe and collect data and information that would support the objectives outlined in the research, as well as ob serving pedagogical practices in the Whatsapp study group. Finally, it was found that, although the teacher has a consolidated understanding of the children's integral devel opment on the subject, the pedagogical practices take place in order to make the chil dren experience and respond to printed activities in an individualized manner, without the right to interaction synchronous between the children and the teacher. Going against what the curriculum proposes. There is no virtual learning environment to ac commodate all the children, the teacher being responsible for passing on information on how to carry out the activities. Also, we verified that families and children do not participate in the elaboration of the institution's curriculum, which led us to identify a pedagogical proposal out of context with the children's reality. In other words, the cur riculum adopted by the institution proposes an integral development of children, but does not promote the participation of all those involved. |
Palavras-chave: | Currículo Educação infantil Práticas pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21907 |
Data do documento: | 3-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DMS20012022.pdf | 385,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons