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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21908
Tipo: TCC
Título: Estágio não obrigatório em ambientes educativos para além da sala de aula: possibilidades formativas no curso de Pedagogia
Autor(es): Santos, Gleeciany Souza
Primeiro Orientador: Severo, José Leonardo Rolim de Lima
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar e discutir a oferta de estágio não obrigatório para estudantes do curso de Pedagogia da UFPB/Campus I, com a pretensão de discutir como tal modalidade de estágio é vista na formação do/a pedagogo/a para atuação em espaços fora de sala de aula. Os elementos teóricos se configuram a partir da discussão sobre o curso de Pedagogia como ciência da educação, sobre políticas curriculares para formação de educadores/as, como a BNC-Formação, de 2019, e as DCNs para o curso de Pedagogia, sobre o estágio como práxis educativa e a educação não escolar, a partir dos autores Pimenta e Lima (2017), Zabalza (2014), Severo (2015;2017;2018), Franco (2008), Libâneo (2001;2012), Pinto (2011). O percurso metodológico que configura esta pesquisa se conduz pela abordagem qualitativa e adotou como método uma revisão bibliográfica sobre estágio e formação do pedagogo/a, com foco na educação em práticas pedagógicas fora de sala de aula e pesquisa exploratória e documental, a partir da investigação documental de TCEs do curso de Pedagogia/UFPB/ Campus I. A partir disso, foram encontrados 264 TCEs, dos quais foram extraídos 46 que se referiam a espaços diferentes da sala de aula. Conclui se que esse trabalho trouxe considerações importantes a respeito das atividades desenvolvidas em estágios em espaços que diferem da sala de aula e podem ser contemplados como mais uma possibilidade de refletir a atualização dos PPCs dos cursos de licenciatura, especialmente, o de Pedagogia.
Abstract: The present work aims to analyze and discuss the offer of non-mandatory internship for students of the Pedagogy course at UFPB/Campus I, with the intention of discussing how such internship modality is seen in the training of pedagogues to work in spaces outside the classroom. The theoretical elements are configured from the discussion on the Pedagogy course as a science of education, on curricular policies for training educators, such as the BNC-Formation, from 2019, and the DCN for the course, about the internship as educational pratic and non-school education, from the authors Pimenta and Lima (2017), Zabalza (2014), Severo (2015; 2017; 2018), Franco (2008), Libâneo (2001; 2012), Pinto (2011). The methodological path that configures this research was conducted by a qualitative approach and adopted as a method a literature review on the internship and training of the pedagogue, focusing on education in pedagogical practices outside the classroom and exploratory and documentary research, based on the documentary investigation of TCEs of the Pedagogy course/UFPB/ Campus I. From this, 264 TCEs were found, of which 46 were extracted that referred to different spaces in the classroom. internships in spaces that differ from the classroom and can be seen as one more possibility to reflect the updating of the PPCs of the degree courses, especially the Pedagogy one.
Palavras-chave: Pedagogia
Estágio
Educação não escolar
Pedagogo(a)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21908
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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