Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21909
Tipo: TCC
Título: Educação sexual como desafio a gestão escolar: uma abordagem sob a perspectiva da educação popular
Autor(es): Silva, Rosemary dos Santos Pereira
Primeiro Orientador: Alcantara, Marcos Angelus Miranda
Resumo: A temática da sexualidade, na história ocidental, é vista como tabu, como assunto proibido e/ou controlado. Diante disto se construíram inúmeros dispositivos institucionais e estratégias de controle discursivo. Este escrito tem como objetivo analisar como a gestão escolar compreende a presença da educação sexual na escola pública. Esta pesquisa tem como enfoque metodológico a fenomenologia, pois busca entender a particularidades da realidade por meio da compreensão dos sujeitos no e com o mundo. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória, com seu referencial teórico construído em torno das categorias da sexualidade (FOUCAULT, 1997), da gestão democrática (SANDER, 2009; LIMA, et. al. 2011) e da educação popular (FREIRE, 1987). A analise aborda seu objeto em uma perspectiva fenomenológica (TRIVINOS, 2013) por meio de uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 1998). Os dados foram coletados durante o trabalho de campo (PIANA, 2009), em duas escolas da rede municipal de João Pessoa. A coleta dos dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas (FRASER e GONDIM, 2004. Em suma, diante do objetivo geral, do referencial teórico e metodológico, investigamos a hipótese de que a gestão escolar tem uma compreensão de que a educação sexual deve estar restrita no sentido de evitar doenças, gravidez precoce e abuso sexual. A análise dos dados sugere uma compreensão limitada do problema, por parte das gestoras, diante ausência de aspectos como autocuidado, autoconhecimento, respeito à diversidade e problematização de preconceitos, o que compromete a formação do sujeito para a cidadania plena.
Abstract: Sexuality, in western history, is conceived as a taboo, forbidden and/or controlled subject.Hence, endless institutional devices and discursive control strategies were constructed. Thefollowing paper has, as its aim, to analyze how school management approaches sexualeducation at public schools. Therefore, the research has phenomenology as its methodology,since it seeks the understanding of reality’s particularities through the comprehension ofsubjects in and within the world. It is characterized as field research, exploratory, with itstheoretical frame based around the sexuality categories (FOUCAULT, 1997), democraticmanagement (SANDER, 2009; LIMA, et al. 2011), and popular education (FREIRE, 1987).Nevertheless, the analysis addresses its object on a phenomenological perspective(TRIVINOS, 2013) by means of qualitative research (MINAYO, 1998). Data was collectedduring field work (PIANA, 2009), on two municipal João Pessoa’s schools; consisting ofsemi structured interviews (FRASER and GONDIM, 2004). In short, facing the general goal,theoretical and methodological framework, we investigated the hypothesis that schoolmanagement comprehends that sexual education must attain itself to avoid diseases, earlypregnancy, and sexual abuse. Data analysis suggest that administrators have a limited opinionon the problem, given the lack of working on aspects such as selfcare, self-awareness, respectto diversity, and problematization of prejudices, which compromises one’s formation to fullcitizenship.
Palavras-chave: Educação sexual
Gestão democrática
Escola pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21909
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSPS24012022.pdf356,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons