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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21923| Tipo: | TCC |
| Título: | A perspectiva familiar em relação ao ensino remoto na educação infantil durante a pandemia da Covid-19 |
| Autor(es): | Macêdo, Jessica Karolyne de Sousa |
| Primeiro Orientador: | Sousa, Nádia Jane de |
| Resumo: | Tendo em vista que as instituições infantis adotaram o ensino remoto como alternativa diante da pandemia de Corona vírus (Covid-19), é fundamental investigar através da experiência da família como a educação infantil foi pautada em tempos de isolamento social. É necessário verificar as experiências vivenciadas pelas crianças da educação infantil e levantar a opinião das famílias a respeito do ensino remoto, descrever o ensino remoto e as atividades propostas pelos professores da educação infantil, caracterizar a educação infantil, ressaltando suas especificidades e a sua importância para o desenvolvimento integral das crianças. Para isso fundamentar foi feito um levantamento bibliográfico na qual destacamos os seguintes autores Araújo (2010), Cerisara (1999), Dalben (2019), Didonet (2001) e entre outros. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa básica, com uma abordagem qualitativa que se desenvolveu através de um questionário, realizado com dez famílias que possuem filhos matriculados em instituições infantis (municipais) localizadas na cidade de Bayeux - PB. Com a aplicação do questionário, as famílias responderam as questões levantadas pelo trabalho e foi possível verificar que a vivência das crianças se resumiu em cumprir atividades diárias e participar de aulas remotas, se submetendo a ficar algumas horas em frente a tela de um computador/celular. Sendo difícil para os familiares ensinar as atividades propostas e fazer com que as crianças mantivessem a atenção durante as explicações, além da dificuldade de conciliar as atividades das crianças com a rotina do dia a dia. Foi possível observar que o ensino remoto não atendeu as especificidades propostas para a educação infantil, o que impõe a constatação de que o ensino remoto desconsiderou todo o contexto da educação infantil com atividades mecânicas que se resumiram, por exemplo, em fazer atividades de pintura e colagem, uma vez que essas atividades por si só não são capazes de estimular uma aprendizagem significativa, bem como suscitar a criatividade, a expressão, a participação, e autonomia da criança. |
| Abstract: | Given that children's institutions have adopted remote teaching as an alternative in the face of the Corona virus pandemic (Covid-19), it is essential to investigate through the family's experience how child education was guided in times of social isolation. It is necessary to verify the experiences of children in kindergarten and raise the opinion of families about remote teaching, describe remote teaching and the activities proposed by teachers of kindergarten, characterize early child education, highlighting its specificities and its importance for the integral development of children. To support this, a bibliographic survey was carried out in which we highlight the following authors Araújo (2010), Cerisara (1999), Dalben (2019), Didonet (2001) and among others. In this way, a basic research was carried out, with a qualitative approach that was developed through a questionnaire, carried out with ten families that have children enrolled in children's institutions (municipal) located in the city of Bayeux - PB. With the application of the questionnaire, the families answered the questions raised by the work and it was possible to verify that the children's experience was summarized in carrying out daily activities and participating in remote classes, submitting to spend a few hours in front of a computer/cell phone screen. It is difficult for family members to teach the proposed activities and make the children pay attention during the explanations, in addition to the difficulty of reconciling the children's activities with the daily routine. It was possible to observe that remote teaching did not meet the specificities proposed for early child education, which imposes the finding that remote teaching disregarded the entire context of early child education with mechanical activities that were summarized, for example, in painting and painting activities. collage, since these activities alone are not capable of stimulating meaningful learning, as well as raising the child's creativity, expression, participation, and autonomy. |
| Palavras-chave: | Ensino remoto Educação infantil Família Pandemia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21923 |
| Data do documento: | 1-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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