Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Laudeneide Maria de-
dc.date.accessioned2022-01-27T11:46:23Z-
dc.date.available2022-01-27-
dc.date.available2022-01-27T11:46:23Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21927-
dc.description.abstractThe present study had as general objective to reflect on the development of basic skills with young children, from experiences in remote and hybrid education, within an inclusive panorama. Therefore, we used as a research field the Projeto Aponte school, a private, non-profit institution linked to the third sector, which operates in Bairro das Indústrias, in the city of João Pessoa (PB), where it assists children in situations of social vulnerability. Through activities linked to the Extension Project (PROBEX), we insert ourselves in the school reality, actively participating in its daily activities, such as: classes, planning, studies, etc., making it possible, in this way, to collect data to submit for further analysis. The analysis of didactic instruments for monitoring and evaluating children, in remote and hybrid format, completed monthly by the school's teachers, were also used as an important source of data, capable of revealing aspects of the inclusive proposal, as well as the possible gaps left by teaching remote and hybrid in children's development. The results showed that the Projeto Aponte school seeks, through its practices based on the inclusive paradigm, to meet the specific needs of young children, but that the coronavirus pandemic and the establishment of remote and hybrid teaching methods represented important obstacles to maintaining the proposal, making it impossible to develop all the basic skills inherent in this phase that involves - in the case of school - children between 2-6 years old.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-27T11:46:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMA27012022.pdf: 808183 bytes, checksum: 08224c251f1e755817c61821bf19ae99 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-27T11:46:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMA27012022.pdf: 808183 bytes, checksum: 08224c251f1e755817c61821bf19ae99 (MD5) Previous issue date: 2021-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectProjeto Apontept_BR
dc.titleInclusão no ensino remoto e híbrido: refletindo acerca do desenvolvimento das habilidades básicas em crianças pequenaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo geral refletir acerca do desenvolvimento das habilidades básicas com crianças pequenas, a partir de experiências no ensino remoto e híbrido, dentro de um panorama inclusivo. Para tanto, utilizamos como campo de pesquisa a Escola Projeto Aponte, uma instituição privada, sem fins lucrativos, ligada ao terceiro setor, que funciona no bairro das Indústrias, na cidade de João Pessoa (PB), onde atende crianças em situação de vulnerabilidade social. Por meio de atividades ligadas ao Projeto de Extensão (PROBEX), nos inserimos na realidade escolar, participando ativamente de suas atividades cotidianas, tais como: aulas, planejamento, estudos etc., sendo possível, desse modo, coletar dados para submeter a posterior análise. A análise de instrumentos didáticos para acompanhamento e avaliação das crianças, no formato remoto e híbrido, preenchidos mensalmente pelos professores da escola, foram também utilizados como importantes fonte de dados, capazes de revelar aspectos da proposta inclusiva, bem como as possíveis lacunas deixadas pelo ensino remoto e híbrido no desenvolvimento das crianças. Os resultados demonstraram que a escola Projeto Aponte busca através de suas práticas pautadas no paradigma inclusivo atender às necessidades específicas das crianças pequenas, mas, que a pandemia pelo coronavírus e a instauração do modo remoto e híbrido de ensino, representou importantes obstáculos à manutenção da proposta, inviabilizando o desenvolvimento de todas as habilidades básicas inerentes a essa fase que envolve – no caso da escola – crianças entre 2-6 anos de idade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMA27012022.pdf789,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons