Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21989| Tipo: | TCC |
| Título: | A educação infantil no contexto da pandemia: um relato de experiência em um CREI do município de Cabedelo/PB |
| Autor(es): | Lima, Thalita Carvalho Carneiro de |
| Primeiro Orientador: | Amorim, Ana Luisa Nogueira de |
| Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso se insere no contexto da Educação Infantil por tratar das condições de ensino e aprendizagem das crianças na faixa etária de 0 aos 5 anos. Para tanto, este trabalho tem como objetivo investigar como se desenvolveram os projetos educativos em um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) do município de Cabedelo/PB durante o contexto de trabalho remoto considerando as abordagens didáticas através do Projeto Educacional Criança Cidadã, elaborado no município de Cabedelo-PB, como também a partir de outros projetos desenvolvidos no CREI. Para tanto, utilizamos como aporte teórico as contribuições dos autores Paschoal e Machado (2009), Alves (2020) e Ribeiro e Clímaco (2020), além dos documentos voltados a educação infantil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), dentre outros documentos. Este trabalho trata-se de um estudo qualitativo e descritivo que relaciona os conhecimentos teóricos e práticos a partir das experiências vividas em um CREI localizado no município de Cabedelo. Os resultados indicaram que durante o ano de 2020 a partir do mês de junho em diante, foram muitos os desafios encontrados para inserção do trabalho remoto, principalmente com relação à gravação dos vídeos e desenvolvimento das atividades que tiveram como referência os parâmetros abordados nos Projetos Educacionais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação em conjuntos com os CREIs. |
| Abstract: | This course completion work is part of the context of Early Childhood Education for dealing with the teaching and learning conditions of children aged 0 at 5 years old. Therefore, this work aims to investigate how to developed the educational projects in a Reference Center in Early Childhood Education (CREI) in the city of Cabedelo/PB during the remote work context considering the didactic approaches through of the Child Citizen Educational Project, prepared in the municipality of Cabedelo PB, as well as in front of other projects developed at CREI. For this purpose, we use the authors' contributions as theoretical support. Paschoal and Machado (2009), Alves (2020) and Ribeiro and Clímaco (2020), in addition to the documents aimed at early childhood education, the Law of Guidelines and Bases of Education National (LDB), the Common National Curriculum Base (BNCC), the Curriculum Reference National forEarly Childhood Education (RCNEI), the National Curriculum Guidelines of Early Childhood Education (DCNEI), among other documents. This work is about a qualitative and descriptive study that relates theoretical and practical knowledge to from the experiences lived in a CREI located in the municipality of Cabedelo. The results indicated that during the year 2020 from the month of June onwards, there were many challenges found for remote work insertion, mainly with regard to recording of videos and development of activities that had as a reference the parameters covered in the Educational Projects developed by the Secretariat Municipal Education in conjunction with theCREIs. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Ensino remoto Desenvolvimento infantil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21989 |
| Data do documento: | 3-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCCL03022022.pdf | 379,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
