Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22006
Tipo: Dissertação
Título: Um estudo do conceito de algoritmo aplicado à composição de partituras de instrução direta
Autor(es): Oliveira, Vitor Mendes de
Primeiro Orientador: Costa, Valério Fiel da
Resumo: O conceito de algoritmo pode ser definindo enquanto um conjunto de instruções utilizadas para solução de um problema lógico. Este trabalho visa a aplicar este conceito na análise e composição musical baseada em Instrução Direta. A Instrução Direta é um tipo de partitura escrita em forma de instrução verbal, utilizada para descrever a ação performática ou indicar operações composicionais. Como metodologia apresentamos uma discussão formal, baseada em um levantamento bibliográfico, sobre o conceito de algoritmo e de notação musical. Com o objetivo de comparar a ideia de algoritmo com Instrução Direta, estabelecendo equivalências e diferenças conceituais. Além de analisarmos os principais aspectos idiomáticos da partitura de Instrução Direta a partir do estudos de casos de a) quatro peças brasileiras dos anos 1960, verificando seus os aspectos formais notacionais e b) quatro peças brasileiras dos anos 2000, entrevistando seus (as) compositores(as), discutindo sobre o processos criativo baseado em Instrução Direta. No final desta pesquisa apresentamos como aplicação a criação de sete composições baseadas nos conceitos estudados.
Abstract: The algorithm concept means as set of instruction to resolve one logic problem. This work aims to apply this concept in the analysis and composition based in Direct Instruction. The Direct Instruction is type of score in the form of verbal instruction form, used by describle the performing action or to indicate compositional operation. As a metodology we presents a formal discussion, based in the bibliographical survey about the concept of algorithm and musical notation, comparing them and establishing their similarities or differences. In addition to this, we analyze the main idiomatic aspects of the Direct Instruction from case studies: a) the four brazilian pieces from the 1960s, verify their formal notation aspects and b) four brazilian pieces from the 2000s, interviewing her composers, discussing the creative process based on Direct Instruction. At the end of reasearch we present as an application in the composition of seven pieces based the concepts studied.
Palavras-chave: Composição musical
Algoritmo
Partitura de instrução direta
Notação musical
Música brasileira
Musical composition
Algorithm
Direct instruction
Brazilian pieces
Musical notation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22006
Data do documento: 27-Ago-2021
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VitorMendesDeOliveira_Dissert.pdf7,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons