Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBelo, Maria Samaia Ferreira-
dc.date.accessioned2022-02-07T12:30:45Z-
dc.date.available2022-01-07-
dc.date.available2022-02-07T12:30:45Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22033-
dc.description.abstractThe research that gave rise to this Course Completion Work took shape from the experiences in the University Extension. The present work has research object the contributions of popular education, the scope of university extension, to the training of school managers, in a perspective of democratic management. We opted for a theoretical-methodological approach of a phenomenological character of qualitative nature, having a university extension project as a case study. For collection, a semi-structured interview with 3 (three) open questions was carried out, applied through the focus group with the participation of 5 (five) interviewees, all of whom were participants of the Training of Managers in Popular Education course-FOGEP. This action resulted in training for school managers from the perspective of Popular Education. The theoretical analysis took into account the contributions of Freire (1983), Alcantara and Carlos (2018), Scocuglia (1999), Gil (1999), Godoy (1995), Pimenta (1999), Pimenta; Lima (2005-2006), Bardin (1977), Luck (1997); Luck (2011); Cruz (2011), Vasconcelos (2011). In the academic universe, dialogue with two TCCs: Santos (2018), Bezerra (2019). Regarding the documents consulted, accessed the Federal Constitution of 1988, the LDB (1996) and Forproex (2012). In end, we conclude that the University Extension, by providing training spaces to the external community, promotes the qualification of professionals in a significant way, since the relevance of this interrelation about the training process, through the extension, shows how important the actions aimed at training educational managers in front of social demands.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-02-07T12:30:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSFB07022022.pdf: 453509 bytes, checksum: 3fd4e51a0c8bfdf4b0b72eca8d9d6b07 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-07T12:30:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSFB07022022.pdf: 453509 bytes, checksum: 3fd4e51a0c8bfdf4b0b72eca8d9d6b07 (MD5) Previous issue date: 2021-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titleContribuições da extensão universitária e da educação popular à formação de gestores escolares na perspectiva da gestão democráticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alcantara, Marcos Angelus Miranda-
dc.description.resumoA pesquisa que deu origem a este Trabalho de Conclusão de Curso ganhou corpo a partir das vivências na Extensão Universitária. O presente trabalho tem por objeto de pesquisa as contribuições da educação popular, no âmbito da extensão universitária, para a formação de gestores escolares, em uma perspectiva da gestão democrática. Optamos por uma abordagem teórico-metodológica de caráter fenomenológico de natureza qualitativa, tendo um projeto de extensão universitária como estudo de caso. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com 3(três) questões abertas, aplicada através do grupo focal com a participação de 5(cinco) entrevistadas, sendo todas participantes do curso de Formação de Gestores em Educação Popular-FOGEP. Essa ação resultou em uma formação aos gestores escolares na perspectiva da Educação Popular. A análise teórica levou em conta as contribuições de Freire (1983), Alcantara e Carlos (2018), Scocuglia (1999), Gil (1999), Godoy (1995), Pimenta (1999), Pimenta; Lima (2005-2006), Bardin (1977), Luck (1997); Luck (2011); Cruz (2011), Vasconcelos (2011). No universo acadêmico dialogamos com dois TCCs: Santos (2018), Bezerra (2019). No que se refere aos documentos consultados, acessamos a Constituição Federal de 1988, a LDB (1996) e Forproex (2012). Ao final concluímos que a Extensão Universitária, ao proporcionar espaços de formação à comunidade externa, fomenta a qualificação de profissionais de forma significativa, visto que a relevância dessa inter-relação acerca do processo formativo, através da extensão, evidencia o quão se fazem importantes as ações voltadas à formação de gestores educacionais frente às demandas sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSFB07022022.pdf442,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons