Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22062
Tipo: TCC
Título: Bacharéis em música formados pela UFPB e suas concepções pedagógicas como professores de instrumento.
Título(s) alternativo(s): Bachelors in Music graduated from UFPB and their pedagogical conceptions as instrument teachers.
Autor(es): Ribeiro, Luíza Limeira Rosas
Primeiro Orientador: Penna, Maura Lucia Fernandes
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa que tem como objetivo compreender a percepção dos bacharéis em relação às suas próprias práticas pedagógicas. Foi adotada a metodologia de história de vida, com uso de entrevistas narrativas e semiestruturadas, tendo coletado dados com seis egressos do Bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Este trabalho buscou caracterizar o curso de Bacharelado em Música da UFPB e o perfil de formação pretendido; depois, analisar as concepções dos bacharéis quanto à atuação como músico e como professor; por fim, analisar as dificuldades encontradas na sua atuação pedagógica. A análise buscou relacionar as experiências dos alunos com sua formação do curso superior, observando as concepções de música, de mercado de trabalho e as percepções que os entrevistados tinham sobre suas próprias trajetórias musicais. Entretanto, o curso é focado prioritariamente na execução instrumental, sem qualquer preocupação com uma preparação didática, embora todos os egressos participantes atuassem como professores de instrumento. Isto gerava uma relação de contradição entre suas experiências de vida musical – praticas pedagógicas – e sua formação. Concluímos que é necessário que se repense o desenvolvimento dos currículos no curso de graduação, em específico do curso de Bacharelado em Música da UFPB, pois quando existe um diálogo entre os vários processos de aprendizagem dos indivíduos, pode haver uma complementação significativa na formação pedagógica.
Abstract: This paper presents a research that aims to understand the perception of bachelors in relation to their own pedagogical practices. The life history methodology was adopted, using narrative and semi-structured interviews, having collected data with six graduates of the Bachelor's of Music at the Federal University of Paraíba (UFPB). This work sought to characterize the Bachelor of Music course at UFPB and the intended training profile; then, to analyze the bachelor's conceptions about acting as a musician and as a teacher; finally, to analyze the difficulties encountered in their pedagogical performance. The analysis sought to relate the student's experiences with their graduation from higher education, observing the conceptions of music, the job market and the perceptions that the interviewees had about their own musical trajectories. However, the course is primarily focused on instrumental performance, without any concern with didactic preparation, although all participating graduates acted as instrument teachers. This generated a relationship of contradiction between their musical life experiences – pedagogical practices – and their training. We conclude that it is necessary to rethink the development of curricula in the undergraduate course, specifically the Bachelor of Music course at UFPB, because when there is a dialogue between the various learning processes of individuals, there can be a significant complement in pedagogical training.
Palavras-chave: Música - Ensino
Práticas pedagógicas
Instrumento musical - Ensino
Música - Bacharelado UFPB
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Musical
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22062
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LLRR04022022.pdf733,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons